Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFaxina, Elson, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorCavalli, Suzana Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T13:05:14Z
dc.date.available2022-07-22T13:05:14Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33213
dc.descriptionOrientador: Elson Faxinapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A leitura exerce um papel fundamental para a humanidade por estar presente em suas relações sociais e práticas culturais, por seu caráter de mediação entre os homens, quebrando as possíveis distâncias entre eles. A leitura pode conduzir os sujeitos à reflexão, à obtenção de informações, à construção do conhecimento, à ampliação de seus horizontes, levando-os a participar de forma consciente e democrática do contexto social, político, histórico e cultural no qual estão inseridos. Diante desses aspectos, procuramos neste trabalho verificar quais as leituras que os alunos das séries finais do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) realizam a partir de determinados comerciais de TV a que assistem em seu cotidiano. Para isso, propusemos o estudo de quatro comerciais de tevê e utilizamos questionários abertos para colher os dados da pesquisa. O interesse em investigar o gênero textual comercial de tevê se deu porque a mídia televisiva está muito presente na vida dos alunos e tende a ser uma fonte hegemônica de informação e formação. Através de nossa postura reflexiva sobre o material coletado, juntamente com o resultado da pesquisa de campo desenvolvida neste trabalho, pudemos verificar que as leituras que os alunos realizam são plurais, já que partindo de um mesmo contexto, várias leituras aconteceram. Identificamos também as dificuldades de leitura dos pesquisados: a falta de habilidades mínimas de alguns alunos para compreender o contexto, realizar inferências, compreender o linguístico e o extralinguísticopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAs leituras que os alunos das séries finais do ensino fundamental realizam a partir dos comerciais de televisãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples