As leituras que os alunos das séries finais do ensino fundamental realizam a partir dos comerciais de televisão
Resumo
Resumo: A leitura exerce um papel fundamental para a humanidade por estar presente em suas relações sociais e práticas culturais, por seu caráter de mediação entre os homens, quebrando as possíveis distâncias entre eles. A leitura pode conduzir os sujeitos à reflexão, à obtenção de informações, à construção do conhecimento, à ampliação de seus horizontes, levando-os a participar de forma consciente e democrática do contexto social, político, histórico e cultural no qual estão inseridos. Diante desses aspectos, procuramos neste trabalho verificar quais as leituras que os alunos das séries finais do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) realizam a partir de determinados comerciais de TV a que assistem em seu cotidiano. Para isso, propusemos o estudo de quatro comerciais de tevê e utilizamos questionários abertos para colher os dados da pesquisa. O interesse em investigar o gênero textual comercial de tevê se deu porque a mídia televisiva está muito presente na vida dos alunos e tende a ser uma fonte hegemônica de informação e formação. Através de nossa postura reflexiva sobre o material coletado, juntamente com o resultado da pesquisa de campo desenvolvida neste trabalho, pudemos verificar que as leituras que os alunos realizam são plurais, já que partindo de um mesmo contexto, várias leituras aconteceram. Identificamos também as dificuldades de leitura dos pesquisados: a falta de habilidades mínimas de alguns alunos para compreender o contexto, realizar inferências, compreender o linguístico e o extralinguístico
Collections
- Teses & Dissertações [9331]