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dc.contributor.advisorFreire, Márcia Helena de Souza, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Sandra Terezinha Pintopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúdept_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T14:49:16Z
dc.date.available2022-07-22T14:49:16Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32874
dc.descriptionOrientador: Márcia Helena de Souza Freirept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Pública em Saúdept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As Ouvidorias se configuram como canais democráticos que permitem disseminar informações e ouvir manifestações de usuários, propiciando análises, encaminhamentos, acompanhamentos e respostas aos seus pleitos. Na saúde, elas se tornaram ferramentas estratégicas de promoção da cidadania e produção de informações gerenciais que subsidiam as tomadas de decisões. Buscando melhorar o atendimento aos usuários do Hospital Regional da Lapa São Sebastião este Projeto Técnico apresenta com proposta a implantação de um Serviço de Ouvidoria na instituição, pois através deste será possível o desenvolvimento do controle social e a busca por uma gestão participativa na referida instituição. Com a finalidade de otimizar a realização desse estudo segue os seguintes objetivos: Propor a implantação do um Serviço de Ouvidoria no Hospital Regional da Lapa São Sebastião; sensibilizar os gestores do HRLSS para a importância e os benefícios de um Serviço de Ouvidoria para uma gestão participativa; demonstrar que a ouvidoria é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da cidadania no interior da instituição. Para alcançar esses objetivos foi realizada uma proposta na modalidade de Projeto de Intervenção de base qualitativa. Para a implantação do Serviço de Ouvidoria os procedimentos adotados serão: A mobilização dos gestores e profissionais através de palestras e oficinas internas realizadas pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH); a redefinição do organograma instituição com inclusão do Serviço de Ouvidoria ligado diretamente ao gestor; a estruturação da Ouvidoria (estrutura física, instrumento normativo, recursos humanos, fluxos de trabalho); a divulgação do serviço para a comunidade através da mídia, cartazes e folders. Os resultados esperados com a implantação do Serviço de Ouvidoria no HRLSS são fundamentados na garantia ao usuário de um espaço estratégico e democrático de comunicação permitindo-lhe o exercício da cidadania. Paralelamente a isso será possível ao gestor o desenvolvimento de uma gestão participativa, fazendo cumprir os princípios do SUS. Portanto, com a implantação deste instrumento de comprometimento e qualidade na gestão será possível consolidar as modernas práticas de administração, paralelo a busca pela satisfação de seus servidores e dos clientes/usuários, tornando-se um importante instrumento de participação comunitária, modernização administrativa e uma ferramenta importante de atendimento pessoal ao cidadãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento participativopt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.titleOuvidoria : uma proposta de gestão participativa e resgate da cidadaniapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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