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dc.contributor.authorBaraniuk, James Alexandre, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherBulgacov, Sérgio, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-13T17:54:08Z
dc.date.available2022-10-13T17:54:08Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32353
dc.descriptionOrientador : Sérgio Bulgacovpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O processo de desregulamentação do setor de telecomunicações no Brasil - iniciado em 1995 e que promoveu a privatização das operadoras de telefonia e a liberação à entrada de novos competidores - vêm trazendo profundas mudanças no cenário competitivo nacional. Aliados às inovações tecnológicas, novos segmentos de mercado vão surgindo, como é o caso dos serviços de comunicação de dados para o mercado empresarial, objeto deste estudo. Esta pesquisa desenvolve um estudo exploratório junto às principais empresas que atuam neste segmento no Estado do Paraná. Com base em teorias que abordam a relação entre o ambiente e a organização, conteúdo e recursos estratégicos, a pesquisa orienta-se a partir de quatro indagações básicas: (1) Quais os principais fatores ambientais que estão influenciando o conteúdo estratégico das empresas de serviço de comunicação de dados do Paraná? (2) Qual o conteúdo estratégico no momento? (3) Quais os recursos estratégicos mais utilizados na implementação de conteúdo estratégico? e (4) Como essas organizações estão gerenciando os seus principais recursos estratégicos? Através de análise documental e entrevistas realizadas junto a especialistas e profissionais do setor, verificaram-se os grupos estratégicos e conduziuse um estudo de caso em unidades de negócios de três empresas: COPEL Telecomunicações, unidade de negócios que oferece serviços de telecomunicações, pertencente à companhia de energia elétrica do Paraná; IMPSAT, operadora corporativa; e INTELIG, empresa espelho de atuação nacional e internacional. Com base nessa abordagem, verificou-se que: (1) os fatores ambientais influenciam as empresas de forma heterogênea; (2) as empresas procuram posicionar-se em segmentos de mercado que maximizam os recursos estratégicos que possuem; (3) as empresas posicionam-se no mercado por meio do conteúdo estratégico; (4) a importância dos recursos estratégicos está relacionada ao conteúdo estratégico escolhido; (5) as empresas atuam de forma competitiva e cooperativa, de forma a complementar os recursos estratégicos necessários; e (6) a escassez de recursos tem levado a mudanças no conteúdo estratégico das empresas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The telecommunications deregulation process that has been occurring in Brazil since 1995 has brought about deep changes in the national competitive scenery, through the privatization of the public telecom operators and the allowance of new competitors. Simultaneously, the technological innovations have allowed the creation of new niches and the development of old ones, as the corporate data communications providers, which is the object of this study. This exploratory study verifies the resources and strategic contents of three firms established in the State of Paraná: COPEL Telecom, a telecommunication strategic business unit, owned by the electric company of the State; IMPSAT, a corporate operator; and INTELIG, a national and international competitive carrier. Based in theories that approach the relations between the environment and the organization, strategic content and strategic resources, four basic questions guide this investigation: (1) Which are the environmental factors that have influenced the strategic content of the companies? (2) Which have been the companies strategic contents? (3) Which have been their main strategic resources? and (4) How the companies have been managing their strategic resources? The data were collected by means of documental analysis, and interviews with specialists and professionals of the sector. Based on this boarding, the following conclusions emerged: (1) the environmental factors have influenced the companies in a heterogeneous form; (2) the companies have searched to locate themselves in niches that maximize their strategic resources; (3) the companies have positioned themselves through their strategic content; (4) the importance of the strategic resources has been related to the chosen strategic content; (5) the companies have acted in competitive and cooperative ways, seeking to complement and dominate the necessary resources; and (6) the scarcity of resources has led to changes in the strategic content.pt_BR
dc.format.extent258f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleConteúdo e recursos estratégicos de provedores de serviços empresariais de comunicação de dados no Paraná : um estudo comparativo de casos na Copel Telecomunicações, IMPSAT e INTELIGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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