Mostrar registro simples

dc.contributor.otherSahr, Wolf-Dietrich, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorVieira, Carolina Decontopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-01T13:46:07Z
dc.date.available2024-04-01T13:46:07Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30587
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Wolf-Dietrich Gustav Johannes Sahrpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 27/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls. 118-123pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar o papel da Sinfonia n. 09 (from the New World) de Antonin Dvorak na construção da identidade nacional dos Estados Unidos. Para isto, analisou-se a sinfonia tanto em seu aspecto extramusical, isto é, aspectos que não têm relação com a música - contexto histórico, biografia do autor, situação política dos EUA - quanto em seu aspecto intramusical, que consiste na análise dos quatro movimentos da sinfonia em separado. Para contextualizar esta análise, foi feita uma análise sobre o papel do nacionalismo na política e sociedade, bem como do romantismo enquanto forma de arte engajada nestas construções nacionais. Sob o aporte da geografia cultural, buscou-se construir uma metodologia baseada na perspectiva de espacialidade múltipla, a qual permite que a música seja detentora de espacialidades a ser exploradas. Tal pesquisa, contudo, não excluiu o pensamento crítico sobre música e cultura, pois percebeu-se que estes podem, também, ser instrumentos políticos para forjar identidades que, muitas vezes, não existem e são impostas através de relações de poder.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This reseach aims at identifying the role that Antonin Dvo?ák's Symphony n. 09 (from the New World) plays for the construction of the national identity of the United States of America. In order to do so, the symphony has been analysed via its extramusical aspects, i. e., historical context, author's biography, political situation of the USA, and its intramusical aspects, consisting of the analyses of its four movements in separate sections. The analysis is also contextualized by a discussion on the role of nationalism in politics and society, and the role of romanticism as an artistic context engaged on such national constructions. As a contribution of cultural geography, the dissertation sought to develop a methodology based on the perspective of Doreen Massey's multiple spacialities, which allows to understand music as "embodied" spatialities to be explored. Such a research does not exclude the imprint of critical thought on music and culture, recognizing them as political instruments to forge identities that, in many cases, do not exist de facto, but are imposed through propaganda and power relations.pt_BR
dc.format.extent123f. : il., [algumas color]., musica., maps., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHarmonia (Música)pt_BR
dc.subjectRomantismo na músicapt_BR
dc.subjectMúsica e geografiapt_BR
dc.subjectEstados Unidos - Politica culturalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleO diálogo entre espaço e música na geografia : a espacialidade musical da sinfonia n. 09 de Antonin Dvorakpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples