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    O diálogo entre espaço e música na geografia : a espacialidade musical da sinfonia n. 09 de Antonin Dvorak

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    R - D - CAROLINA DECONTO VIEIRA.pdf (2.959Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Vieira, Carolina Deconto
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar o papel da Sinfonia n. 09 (from the New World) de Antonin Dvorak na construção da identidade nacional dos Estados Unidos. Para isto, analisou-se a sinfonia tanto em seu aspecto extramusical, isto é, aspectos que não têm relação com a música - contexto histórico, biografia do autor, situação política dos EUA - quanto em seu aspecto intramusical, que consiste na análise dos quatro movimentos da sinfonia em separado. Para contextualizar esta análise, foi feita uma análise sobre o papel do nacionalismo na política e sociedade, bem como do romantismo enquanto forma de arte engajada nestas construções nacionais. Sob o aporte da geografia cultural, buscou-se construir uma metodologia baseada na perspectiva de espacialidade múltipla, a qual permite que a música seja detentora de espacialidades a ser exploradas. Tal pesquisa, contudo, não excluiu o pensamento crítico sobre música e cultura, pois percebeu-se que estes podem, também, ser instrumentos políticos para forjar identidades que, muitas vezes, não existem e são impostas através de relações de poder.
     
    Abstract: This reseach aims at identifying the role that Antonin Dvo?ák's Symphony n. 09 (from the New World) plays for the construction of the national identity of the United States of America. In order to do so, the symphony has been analysed via its extramusical aspects, i. e., historical context, author's biography, political situation of the USA, and its intramusical aspects, consisting of the analyses of its four movements in separate sections. The analysis is also contextualized by a discussion on the role of nationalism in politics and society, and the role of romanticism as an artistic context engaged on such national constructions. As a contribution of cultural geography, the dissertation sought to develop a methodology based on the perspective of Doreen Massey's multiple spacialities, which allows to understand music as "embodied" spatialities to be explored. Such a research does not exclude the imprint of critical thought on music and culture, recognizing them as political instruments to forge identities that, in many cases, do not exist de facto, but are imposed through propaganda and power relations.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/30587
    Collections
    • Teses & Dissertações [10541]

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