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dc.contributor.authorOliveira, Taísa da Motta, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherHorochovski, Rodrigo Rossi, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T12:46:10Z
dc.date.available2020-03-05T12:46:10Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30513
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Rossi Horochovskipt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa: Curitiba, 19/04/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia : fls. 106-110pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo democrático do Conselho Diretivo da UFPR Litoral a luz da teoria deliberativa clássica que foi muito influenciada pela figura do pesquisador alemão Jürgen Habermas. Primeiramente discorro sobre a diferenciação entre dois tipos de racionalidade, a primeira desenvolvida na obra de Max Weber conhecida como "racionalidade instrumental" e a segunda desenvolvida por Habermas recebendo o nomenclatura de "racionalidade discursiva", trago esses duas maneiras de entender as relações sociais em organismos socialmente úteis, pois entendo a diferença desses dois conceitos para a compreensão do objeto analisado na área da Ciência Política. De acordo com essa pequena diferenciação e da importância da racionalidade deliberativa para o compêndio teórico analisado, começo a escrever sobre os principais conceitos da democracia deliberativa, a partir da obra de Habermas e de alguns debatedores brasileiros dessa corrente teórica, elucidando também a questão "esfera pública" e da "sociedade civil" como conjugações conceituais importantes para a presente teoria. Com esses dados teóricos passo a discutir a relação entre a teoria e a prática desse modelo democrático apresentando a metodologia utilizada para a análise empírica e qualitativa do Conselho Diretivo da UFPR Litoral. É importante ressaltar as entrevistas semi-estruturadas feitas com 18 membros do Conselho Diretivo e a observação de caráter etnográfica das reuniões desse espaço de debate e deliberação como ferramentas dessa análise. Faço também uma pequena compilação analítica dos principais aspectos legais sobre a autonomia universitária presentes na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e bases da educação, com o intuito de organizar minimamente a argumentação sobre esse caráter da política pública estudada. Com isso o próximo passo foi argumentar a importância do processo de institucionalização, deliberação e participação política do Conselho Diretivo em questão para o presente estudo de caso, a partir de uma série de variáveis independentes de três dimensões teóricas propostas por Claudia Feres Faria e Uriella Ribeiro no estudo de arenas políticas importantes para as áreas das políticas públicas brasileiras que seriam: a) "Dimensão Desenho Institucional" organizada a partir das variáveis "arcabouço institucional e funcionamento", "condições de participação", "discussão" e "deliberação"; b) "Dimensão Contexto" onde encontramos as variáveis "associativismo civil" e "conformação dos grupos políticos" e c) "Dimensão Política", a partir das variáveis "representação" e "participação" com o intuito de gerar o "Índice de Democracia Deliberativa" do Conselho Diretivo em questão.pt_BR
dc.format.extent128f : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Ciencia politicapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectParticipação politicapt_BR
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.titleA democracia deliberativa na prática : estudo de caso sobre o conselho diretivo da UFPR Litoralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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