• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um estudo sobre crenças de autoeficácia de alunos de percepção musical

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LILIAN SOBREIRA GONCALVES.pdf (1.567Mb)
    Data
    2013-06-20
    Autor
    Gonçalves, Lilian Sobreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A disciplina de Percepção Musical é considerada fundamental pela grande maioria dos educadores musicais tanto pelo suporte significativo para a carreira do músico como pela participação desenvolvimento musical, articulando elementos entre a teoria e a prática. No entanto, como docente, observei que existe um grande número de alunos que apresentam dificuldades nesta disciplina. Considerando a importância da motivação no processo de aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as crenças de autoeficácia de alunos da disciplina de percepção musical, matriculados no 2º ano dos cursos superiores de instrumento e canto, de uma IES de Curitiba. Para atingir os objetivos desta pesquisa, o método adotado foi o estudo de levantamento (survey). Este levantamento foi realizado em três fases distintas que foram baseadas nas orientações de Bandura (2006) para construção de escalas de autoeficácia. Na primeira fase foram coletados dados para a criação do questionário de avaliação das crenças de autoeficácia dos alunos. Um grupo de 10 alunos (N=10) respondeu a questões que indagavam sobre os desafios e dificuldades que encontravam na disciplina de percepção musical. Com base nas respostas destes alunos, os dados foram organizados e geraram uma escala de autoeficácia constituída por 15 questões em escala Likert subdivididas em 5 subescalas nas quais os alunos entrevistados julgavam sua capacidade para enfrentar os desafios e dificuldades da disciplina. O questionário ainda continha 7 questões de natureza pessoal. Na segunda fase, foi realizado um teste piloto com um grupo de 11 alunos (N=11), e os dados desta fase foram avaliados estatisticamente. De acordo com as orientações de Bandura, o questionário foi validado através do coeficiente alfa de Cronbach que verificou a consistência interna ente os itens do questionário e obteve resultados satisfatórios em todas as questões. Na terceira fase, o questionário revisado e validado foi aplicado pela própria pesquisadora em uma população de 38 alunos (N=38) regularmente matriculados na disciplina de Percepção Musical nos cursos Superior de Canto (SC), Superior de Instrumento (SI), Composição e Regência (CR) e Licenciatura em Música (LM) de uma IES de Curitiba. O instrumento de coleta de dados possibilitou a verificação de que as crenças de autoeficácia dos alunos estão vinculadas a conteúdos específicos da disciplina de Percepção Musical e não a disciplina de modo geral. Os resultados mostraram que as crenças de autoeficácia são diretamente proporcionais ao tempo de estudo de música, e que os alunos dos Cursos Superior de Canto e Licenciatura em Música possuem significativamente menores crenças de autoeficácia do que alunos dos cursos Superior de Instrumento e Composição e Regência. Sugere-se a aplicação desta pesquisa futuramente em outros contextos para que sejam ampliados os estudos relacionando crenças de autoeficácia e Percepção Musical.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/30487
    Collections
    • Dissertações [202]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV