Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMelo, Adriano Rodrigues dept_BR
dc.contributor.otherMarques, Jair Mendes, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-13T14:54:42Z
dc.date.available2013-06-13T14:54:42Z
dc.date.issued2013-06-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/30483
dc.description.abstractResumo: Este trabalho faz um estudo das relações entre variáveis associadas à maturidade organizacional e níveis de efetividade de processos empresariais, buscando quantificar quão bem o construto Processo prediz o fator latente Maturidade. Dessa forma é possível identificar quais das variáveis não observáveis pertencentes ao construto tomado como causa (Processo), possui maior influência sobre os efeitos presumidos. Os métodos utilizados para determinar esta relação foram a análise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais. Os dados utilizados neste trabalho foram cedidos pelo projeto PRONUX (Projeto de Sistema Integrado de Gestão Livre para Micro e Pequenas Empresas) e é composto de uma planilha com 299 observações e 74 variáveis dispostas em dois blocos. Para o primeiro bloco de variáveis, relacionadas a níveis de maturidade, foi conduzida a análise fatorial exploratória com o fito de estabelecer uma estrutura fatorial subjacente, de modo que um construto de ordem superior foi estabelecido. A estrutura fatorial do segundo bloco de variáveis, associadas aos níveis de efetividade dos processos era conhecida, de modo que análises fatoriais confirmatórias foram realizadas a fim de confirmá-la. Os fatores associados aos processos apresentaram boas confiabilidades e validade convergente, já os fatores relacionados à maturidade exibiram boa confiabilidade e validade menos evidente. As relações de causalidade foram investigadas por meio da modelagem de equações estruturais, estimadas pelos métodos de máxima verossimilhança e mínimos quadrados generalizados. Como resultados pôde-se verificar que todos os processos considerados são bons preditores quando avaliados em relações individuais e diretas, sendo o processo Desenvolvimento de Visão e Estratégia o mais significante, seguido do processo Gerência do Atendimento ao Consumidor.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAnalise fatorialpt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectAnalise organizacionalpt_BR
dc.titleModelagem de equações estruturais aplicada ao estudo de causalidade entre maturidade e processos organizacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples