Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJerez, Sergio Andres Murillopt_BR
dc.contributor.otherYampolschi, Roseanept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-26T19:21:52Z
dc.date.available2013-03-26T19:21:52Z
dc.date.issued2013-03-26
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/29843
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta o processo criativo de uma peça musical que tem como estratégia de concepção inicial possíveis associações da música com outros domínios perceptivos. A abordagem fenomenológica foi relevante neste processo criativo. Esta abordagem salienta a percepção da realidade como veículo para conformar diversas formas de experiências. Parte-se do princípio de que a percepção das coisas no mundo ou a apreensão de ideias são concebidas por modos de introspecção e não como referências. Considera-se que essas introspecções suscitam e norteiam os diversos processos ou ferramentas que estão relacionadas ao criar compositivo e que são interdependentes de estados mentais, como imagens, sensações, afetos, impressões dentre outras. Deste modo, contempla-se uma aproximação do compor a partir da valorização da percepção, imaginação e dos sentidos e se vislumbra o desenvolvimento de ordens ou estruturas por meio de sensibilidades e sensações, o que possibilita a criação de padrões de imagens, campos imagéticos para compor, criar ou recriar realidades musicais e cognitivas presentes no nosso entorno e em nós mesmos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertações - Musicapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectComposição (Musica)pt_BR
dc.subjectPercepção musicalpt_BR
dc.titleO fenômeno da percepção como processo criativo na composição musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples