Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Carolina Mellopt_BR
dc.contributor.otherPelegrini, Alexandre Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-27T19:11:49Z
dc.date.available2020-04-27T19:11:49Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28803
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Virginia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Alexandre Pelegrinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 04/02/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 161-167pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo é composto por uma revisão bibliográfica referente as áreas de Gestão do Design, Design Cerâmico e Design de Luminárias, e por um ensaio que tem como objetivo verificar a viabilidade produtiva e mercadológica da produção de luminárias em porcelana, utilizando a tecnologia LED, como uma ação estratégica em design, trazendo inovação ao desenvolvimento de produtos. Para tanto demonstra a produção deste produto de forma industrial, assim como a sua avaliação junto a profissionais com atuação no mercado de iluminação e junto ao setor cerâmico. Os resultados demonstram que o produto tem potencial de inovação, podendo ser considerado produtiva e mercadologicamente viável, uma vez que os testes demonstraram resultados satisfatórios, assim como a boa aceitação do produto por parte dos profissionais da área de iluminação, confirmando assim o papel da gestão do design no desenvolvimento de produtos com sucesso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study consists of a bibliographical review concerning the areas of Design Management, Ceramic Design and Luminaries Design , and of a test that aims to determine the viability of production and marketing of porcelain luminaries using LED technology, as a design strategic in bringing innovation to the product development. Also, demonstrates its production in an industrial way, as well as its evaluation with the professionals working in the lighting market and with the ceramic sector. The results show that the product has an innovative potential and its production can be considered viable, since tests have shown satisfactory results, as well as good acceptance of the product by specialized professionals, confirming the successful role of the management design in product development.pt_BR
dc.format.extent171f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectCeramica - Desenhospt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectIluminação de interiorespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleInovação e design estratégico no uso da porcelana no design de lumináriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples