Educação sexual no ensino de ciências : um estudo com foco nos professores
Resumo
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar como tem sido o trabalho com a Educação Sexual, nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Anos Finais da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná. As questões que nortearam a presente pesquisa estão relacionadas com as principais concepções sobre a educação sexual e o trabalho pedagógico com esta temática. Assim, analisa-se de que forma os Documentos Curriculares Nacionais apresentam e tratam a Educação Sexual, bem como sua inserção curricular e na escola; de que forma o corpo é apresentado no ensino de ciências e quais suas implicações no cotidiano escolar, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores. As concepções sobre Educação Sexual apresentadas são três: o ponto de vista dos Sexólogos, o ponto de vista da área da saúde e a Educação sexual sob o ponto de vista dos educadores. Dessas, assumiremos a Concepção de Educação Sexual pelos Educadores, considerando que esta é a que proporciona reflexões na prática pedagógica do professor e consequentemente contribuindo com as expectativas dos estudantes. Também é apresentado no texto o tratamento dado à educação sexual nos documentos curriculares oficiais nacionais que permeiam o espaço escolar, além de apontar um quadro sobre as principais tendências de pesquisa nesta temática, a partir das publicações em artigos de revistas e do principal evento da área, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC. A investigação junto aos professores foi realizada por meio do uso de um questionário enviado por email e entrevista com dois desses professores. Os resultados apontam que a série de maior predominância da abordagem da temática sexualidade foi a 7ª série em função dos conteúdos relacionados ao corpo humano, principalmente com o sistema reprodutor masculino e feminino e de outros, como reprodução dos seres vivos, também em virtude de curiosidades, dúvidas ou interesses dos estudantes. A visão fragmentada, biomedicalizada do ser humano foi perceptível, porém as dimensões, como a sociocultural, a histórica, as implicações políticas, entre outras, ou seja, para além do biológico, estiveram ausentes nas respostas dos investigados. Abstract: This paper aims to identify the ways Sex Education has been developed in the Science classes, in the Elementary Education and in the Final School Years in the State Public Schools in Paraná. The questions which conducted the present research are related to the main conceptions about sex education and the pedagogical work within this theme. Thus, it analyses how the National Curriculum Documents present and treat the Sex Education and its curricular inclusion in the school; which ways the body is presented in the Science Education and its implication in the daily school life, and the work developed by teachers. The conceptions presented about Sex Education are three to be mentioned:The Sexologists' point of view, the Health's area point of view and the Sex Education under the educators' point of view. Of these, the Sex Education Conception by the Educators has been approached, considering it to be the one, which brings the reflexions in the teacher's pedagogical practice and consequently, contributing to the students expectations. The work also presents the treatment given to Sex Education in the Official National Curriculum documents, which permeate the school environment, besides pointing the frame of the main research trends in this field, from publications in magazine articles and the main event in the area, National Meeting of Research in Science Education - ENPEC. The investigation was conducted with teachers, through the means of a questionnaire, online mail, and an interview with two of those teachers. The results point that the grade with predominance of the theme on sexuality is the 7th grade, due to the content related to the human body, mainly the male and female reproductive system, and living beings reproduction, also out of curiosity, doubt or students' interest. The fragmented, biomedicalized view of the human being was noticeable, nonetheless, the dimensions, such as sociocultural, historical and political implications, among others, that is, beyond the biological dimension, were absent in the data investigated.
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