Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 14
O professor/gestor e tecnologias de comunicação e informação : dimensões expostas nas demandas da formação
(2017)
Resumo: As limitações das Políticas Públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das ...
Gestão da formação em tecnologias educacionais conectada ao professor : análise do projeto do município de Araucária - Paraná
(2011)
Resumo: O processo de gestão da formação continuada em tecnologias educacionais e sua proximidade com os professores apresenta certa complexidade. É recente e pouco conhecido pelo processo de investigação científica, o que ...
Formação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismo
(2023)
Resumo: A presente pesquisa desenvolvida nesta tese com professores que atuam no atendimento educacional especializado, com ênfase na área do transtorno do espectro autista, investigando quais as formações continuadas ...
Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
(2020)
Resumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa ...
As TIC nas aulas de matemática : contribuições da formação continuada na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paraná
(2013)
Resumo: Tendo em vista a universalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas do estado do Paraná, bem como as políticas de formação continuada para o uso de tecnologias ofertadas para os ...
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)
Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ...
O professor e a formação para utilização do laboratório de informática : revisitando uma trajetória na região metropolitana de Curitiba entre 1998 e 2010
(2011)
Resumo: A formação continuada do professor no processo de implantação das tecnologias educacionais na escola tem levantado questionamentos por parte de pesquisadores. A partir de pesquisas já realizadas, evidenciamos que ...
O uso de tecnologias educacionais nas disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de design, arquitetura e urbanismo
(2022)
Resumo:A presente dissertação tem como objetivo identificar e refletir sobre as tecnologias educacionais utilizadas pelos professores nas disciplinas de representação bidimensional e tridimensional dos cursos de graduação ...
Tecnologia e educação : vamos ouvir o professor?
(2009)
Resumo: Esta tese analisa o impacto social e ambiental dos elementos fixos sobre os territórios rurais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por meio dos objetos infra-estruturais e pelas formas de acesso aos serviços ...
Formação de professoras e professores para prevenção do suicídio : uma estética possível de educação híbrida
(2021)
Resumo: Esta tese constitui uma resposta às provocações de docentes e integrantes de escolas que buscaram a UFPR para formação continuada, após casos de tentativas e consumação do suicídio de estudantes. Resulta da estreita ...