Buscar
Itens para a visualização no momento 1-4 of 4
Compreensão de textos : habilidades básicas a nível de 1º grau
(1985)
Resumo: O desenvolvimento das habilidades de compreensão de textos orais e escritos constitui um dos aspectos mais importantes a serem trabalhados pela escola na efetivação do processo ensino-aprendizagem. Tendo em vista ...
O desenvolvimento das operações mentais no fazer pedagógico de professores das series iniciais do ensino de 1.º grau, revelado nas questões/exercícios de compreensão de textos
(1991)
Resumo: Como determinadas escolas de 1ª a 4ª séries do ensino de 1º grau, pertencentes à rede pública estadual e localizadas na periferia urbana do município de Curitiba, encaminham a questão do desenvolvimento das operações ...
Fundamentação de um currículo para as escolas municipais de Toledo, Estado do Paraná, a luz da filosofia da libertação de Enrique Dussel : uma vivência curricular no município de Toledo
(1989)
Resumo: Desde a periferia, o ser como a liberdade que irrompe diante do ouvido atento que escuta, também triunfará. A pesquisa pretendeu comprovar a possibilidade de implementação de um processo pedagógico aberto e ...
O educador e a implementação de uma proposta curricular inovadora a nível de primeiro grau : um estudo de caso
(1990)
Resumo: O objetivo desta dissertação é registrar uma experiência vivida com um grupo de educadores da rede pública municipal de Curitiba, durante a participação de implantação de uma proposta de inovação curricular. Não ...