Buscar
Itens para a visualização no momento 1-6 of 6
A formação de educadores nas dimensões ontológica, epistemológica e metodológica : o caso da pós-graduação em educação transformadora
(2020)
Resumo: Transformações profundas estão sendo impulsionadas de forma interligada por globalização, crises econômicas, revolução tecnológica, mudanças nas competências profissionais e crise socioambiental. Diante desse ...
O programa de desenvolvimento educacional (PDE) e a formação continuada dos professores e professoras de filosofia no Estado do Paraná de 2007 a 2021
(2021)
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a formação continuada dos professores e professoras de filosofia do Paraná de 2007 a 2021 por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR) nos limites do estado ...
Metodologias pedagógicas inovadoras, crenças e concepções no trabalho docente dialógico : elementos revelados na prática-teoria-prática da educação básica
(2020)
Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo analisar como se constituem ...
Identidade do pedagogo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola pública
(2015)
Resumo: A presente pesquisa teve como tema a identidade do pedagogo escolar. Este estudo procurou responder a seguinte questão: Qual é a identidade do pedagogo atuante na escola pública nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? ...
Autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores
(2021)
Resumo: Este trabalho objetiva compreender o processo de desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga na formação de educadores. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos específicos: realizar revisão integrativa ...
Função social da universidade : reflexos do pacto proposto pela Unesco na pedagogia Universitária para formação de professores
(2013)
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, investiga os reflexos do pacto reformista proposto pela UNESCO na pedagogia universitária ...