Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
O discurso da formação continuada na educação infantil das escolas de Curitiba no período de 2014 a 2016 : um novo campo de possibilidades
(2019)
Resumo: Esta dissertação resulta de uma investigação que tem por objetivo alargar a compreensão sobre a maneira como o discurso da formação continuada circulou nas instâncias da Rede Municipal de Ensino de Curitiba no ...
Roteiro para identificação de sinais de risco ao desenvolvimento na Educação Infantil (RISRD-EI)
(2021)
Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de avaliação e inclusão no contexto da Educação Infantil (EI). Problematizamos sobre como o profissional que trabalha com esta etapa da educação pode ser instrumentalizado para ...
Conhecimentos matemáticos presentes em brincadeiras da educação infantil que envolvem o corpo em movimento
(2020)
Resumo: A presente pesquisa aborda como eixo central de discussão a Educação Matemática na Educação Infantil, tendo como fulcro o intercâmbio entre dois campos de experiências: o primeiro, relacionado a espaços, tempos, ...
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ...
Cooperação federativa e formas de colaboração nas políticas de educação infantil : uma análise do Estado do Paraná
(2021)
Resumo: A efetivação do direito à educação em um Estado organizado sob o modelo federativo cooperativo depende da cooperação e da colaboração entre os entes federados para a materialização das políticas educacionais. A ...
Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
(2017)
Resumo: Os espaços/ambientes escolares são espaços de formação humana, seu objetivo é formar sujeitos capazes de agir e compreender o mundo a sua volta de forma crítica. Os espaços/ambientes da Educação Infantil educam e ...
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)
Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ...
De espectadores a protagonistas : um projeto de formação continuada que dá voz aos professores da educação infantil
(2021)
Resumo: Esta tese foi elaborada na linha de pesquisa Processos Psicológicos em ContextosEducacionais. Apresenta como objeto de estudo a formação continuada deprofessores da Educação Infantil, com ênfase na apropriação dos ...