Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 13
Atitudes em relação a matemática de professores e futuros professores
(2006)
Resumo: O estudo compara a existência da atitude em relação à Matemática em quatro grupos amostrais, compostos de sujeitos voluntários de instituições escolares públicas e privadas, escolhidas por conveniência. A investigação ...
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
(2011)
Resumo: O presente estudo se constitui num ensaio teórico que tem como objetivo indicar conhecimentos necessários a compor uma proposta para o ensino de noções de probabilidade na formação matemática inicial de professores ...
O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática : possíveis relações
(2006)
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para as investigações sobre a história da matemática no ensino de matemática, ao buscar relações que podem ser estabelecidas entre o conhecimento do desenvolvimento histórico de ...
Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
(2008)
Resumo : O estudo procura identificar representações sociais de professores do ensino fundamental com respeito a um conteúdo específico da matemática: grandezas e medidas. A investigação busca a existência de diferenças e ...
O simples e o complexo no contar e recontar
(2004)
Resumo: O objetivo do estudo, realizado numa creche municipal da grande Curitiba, é o de verificar se a presença da pesquisadora, trabalhando na creche com as atendentes, tem relação com as possíveis transformações da ...
Registros de alunos e professores de educação de jovens e adultos na solução de problemas de proporção-porcentagem
(2006)
Resumo: Esta tese resulta de uma ausculta nas falas e nos registros de representação de alunos e professores de Educação de Jovens e Adultos – EJA, ao solucionarem problemas de proporção-porcentagem. Partindo do pressuposto ...
O processo de discretização do raciocínio matemático na tradução para o raciocínio computacional : um estudo de caso no ensino/aprendizagem de algoritmos
(2009)
Resumo :Este trabalho aborda a aprendizagem e o ensino de introdução à programação, cujo conteúdo central é a elaboração de algoritmos computacionais. Observa-se que muitos dos alunos, embora detenham conhecimentos matemáticos ...
Habilidades cognitivas e metacognitivas do aluno com altas habilidades/superdotação na resolução de problemas em matemática
(2013)
Resumo: Objetivou-se nesta pesquisa identificar as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas na resolução de situações problema de matemática de um aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), matematicamente ...
A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
(2009)
Resumo: O estudo procura identificar elementos a serem considerados em uma proposta de formação de formadores (professores de Licenciatura em Matemática) para integrar o uso do computador na formação dos futuros professores ...