Buscar
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ...
Desenho universal para a aprendizagem aplicado a alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental
(2020)
Resumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é considerado, uma ferramenta instrucional utilizada para minimizar as barreiras do processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula regulares, bem como se ...
As crianças na educação infantil e o espaço da "grande escola" : um estudo de caso no município de Fazenda Rio Grande - PR
(2020)
Resumo: O foco deste trabalho é a utilização, transformação e ocupação dos espaços internos da escola por crianças e docentes. Constitui-se um estudo de caso realizado em uma escola municipal (modelo CAIC) situada no ...
A gamificação como metodologia contributiva do processo ensino-aprendizagem : uma gincana com escolares de sexto e sétimo anos de uma escola municipal de Canoinhas
(2020)
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central verificar as contribuições da gincana gamificada para o processo de ensino-aprendizagem nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Especificamente procurou: (a) Investigar ...
As mediações docentes na construção da escrita alfabética
(2020)
Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética ...
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)
Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ...
O ensino de estratégias metacognitivas de leitura para o ensino fundamental
(2020)
Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Paraná, na linha "Processos Psicológicos em Contextos Educacionais", teve como objetivo analisar o impacto ...