Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 10
Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
(2022)
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar a presença da interseccionalidade, seja como conceito ou como ferramenta analítica, nas produções acadêmicas brasileiras da área de Educação Infantil (1999-2020). ...
Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
(2022)
Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino ...
Roteiro para identificação de sinais de risco ao desenvolvimento na Educação Infantil (RISRD-EI)
(2021)
Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de avaliação e inclusão no contexto da Educação Infantil (EI). Problematizamos sobre como o profissional que trabalha com esta etapa da educação pode ser instrumentalizado para ...
Conhecimentos matemáticos presentes em brincadeiras da educação infantil que envolvem o corpo em movimento
(2020)
Resumo: A presente pesquisa aborda como eixo central de discussão a Educação Matemática na Educação Infantil, tendo como fulcro o intercâmbio entre dois campos de experiências: o primeiro, relacionado a espaços, tempos, ...
A relação entre o professor e a criança bem pequena : uma experiência estética
(2022)
Resumo: A presente dissertação teve por objetivo compreender a relação entre o professor e a criança bem pequena a partir da experiência estética. Como objetivos específicos, o estudo propôs: realizar revisão integrativa ...
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ...
Cooperação federativa e formas de colaboração nas políticas de educação infantil : uma análise do Estado do Paraná
(2021)
Resumo: A efetivação do direito à educação em um Estado organizado sob o modelo federativo cooperativo depende da cooperação e da colaboração entre os entes federados para a materialização das políticas educacionais. A ...
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)
Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ...
De espectadores a protagonistas : um projeto de formação continuada que dá voz aos professores da educação infantil
(2021)
Resumo: Esta tese foi elaborada na linha de pesquisa Processos Psicológicos em ContextosEducacionais. Apresenta como objeto de estudo a formação continuada deprofessores da Educação Infantil, com ênfase na apropriação dos ...