Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Carlos Roberto Antunes dos, 1945-2013pt_BR
dc.contributor.authorBoguszewski, Jose Humbertopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T21:48:45Z
dc.date.available2020-05-15T21:48:45Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28325
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santospt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 12/07/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.161-168pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo trata da história e cultura da alimentação, a partir de um conjunto de impressos litográficos produzidos de 1884 até as três primeiras décadas do século XX e utilizados para embalar e identificar produtos alimentícios fabricados no Paraná. Privilegia como base teórico-metodológica a noção de imaginário social e, como pesquisa inserida no campo da História Cultural, discute a articulação deste conceito com o de representações sociais. Ao mesmo tempo dialoga, como estudo multidisciplinar, com a antropologia, as artes plásticas e o design gráfico. Demonstra que a análise das fontes iconográficas, principalmente das imagens usadas para representar os alimentos nos antigos rótulos litográficos, permite pavimentar o caminho que leva ao entendimento dos meios pelos quais o imaginário social constrói as relações simbólicas e míticas que perpassam o cotidiano das sociedades e determinam suas práticas individuais e coletivas. O estudo evidencia que os impressos, analisados criticamente, expõe uma experiência sensível do real, mediada pelas subjetividades e sentimentos coletivos, os quais, não só "falam" do alimento que identificam, como também, das circunstâncias históricas que os geraram.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study deals with the history and culture of food, from a set of lithographic prints made from 1884 until the first three decades of the twentieth century and used to pack and identify food products manufactured in Paraná. This paper is predicated, as its theoretical and methodological base, on the concept of the social imaginaire and mythos, and, as research in the field of Cultural History, discusses the articulation of this concept with that of social representations. At the same time, as a multidisciplinary study, it establishes a dialogue with anthropology, fine arts and graphic design. The study demonstrates that the analysis of iconographic sources, mainly of images used to represent food in the old lithographic labels, paves the way that leads to understanding the means by which the social imaginaire constructs the mythic and symbolic relations that pervade the daily lives of societies and determine their individual and collective practices. It attests to the fact that the labels analyzed critically, reveal a sensitive experience of the real, mediated by subjectivities and collective feelings that not only "speak" of the food they represent, but also of the historical circumstances that generated them.pt_BR
dc.format.extent172f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Históriapt_BR
dc.subjectNutrição - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectNutrição - Paraná - Culturapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectArtes plasticaspt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA primeira impressão é a que fica : imagens, imaginário e cultura da alimentação no Paraná (1884-1940)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples