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    A primeira impressão é a que fica : imagens, imaginário e cultura da alimentação no Paraná (1884-1940)

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    R - T - JOSE HUMBERTO BOGUSZEWSKI.pdf (4.549Mb)
    Date
    2012
    Author
    Boguszewski, Jose Humberto
    Metadata
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    Abstract
    Resumo: O presente estudo trata da história e cultura da alimentação, a partir de um conjunto de impressos litográficos produzidos de 1884 até as três primeiras décadas do século XX e utilizados para embalar e identificar produtos alimentícios fabricados no Paraná. Privilegia como base teórico-metodológica a noção de imaginário social e, como pesquisa inserida no campo da História Cultural, discute a articulação deste conceito com o de representações sociais. Ao mesmo tempo dialoga, como estudo multidisciplinar, com a antropologia, as artes plásticas e o design gráfico. Demonstra que a análise das fontes iconográficas, principalmente das imagens usadas para representar os alimentos nos antigos rótulos litográficos, permite pavimentar o caminho que leva ao entendimento dos meios pelos quais o imaginário social constrói as relações simbólicas e míticas que perpassam o cotidiano das sociedades e determinam suas práticas individuais e coletivas. O estudo evidencia que os impressos, analisados criticamente, expõe uma experiência sensível do real, mediada pelas subjetividades e sentimentos coletivos, os quais, não só "falam" do alimento que identificam, como também, das circunstâncias históricas que os geraram.
     
    Abstract: The present study deals with the history and culture of food, from a set of lithographic prints made from 1884 until the first three decades of the twentieth century and used to pack and identify food products manufactured in Paraná. This paper is predicated, as its theoretical and methodological base, on the concept of the social imaginaire and mythos, and, as research in the field of Cultural History, discusses the articulation of this concept with that of social representations. At the same time, as a multidisciplinary study, it establishes a dialogue with anthropology, fine arts and graphic design. The study demonstrates that the analysis of iconographic sources, mainly of images used to represent food in the old lithographic labels, paves the way that leads to understanding the means by which the social imaginaire constructs the mythic and symbolic relations that pervade the daily lives of societies and determine their individual and collective practices. It attests to the fact that the labels analyzed critically, reveal a sensitive experience of the real, mediated by subjectivities and collective feelings that not only "speak" of the food they represent, but also of the historical circumstances that generated them.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/28325
    Collections
    • Teses & Dissertações [10349]

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