Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Gabriela Chicutapt_BR
dc.contributor.otherCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherMonpean, Maria Regina Ferreira da Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T18:04:59Z
dc.date.available2020-09-30T18:04:59Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27752
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª Maria Regina Ferreira da Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 156-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa apresenta uma cartografia das narrativas docentes, curriculares e de formação continuada da Educação Física escolar sobre as temáticas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual. Para a sua realização, tomou-se como base as narrativas de quatro professoras de Educação Física da rede estadual de ensino do Paraná, que ministram aulas em Curitiba e região metropolitana. Estas professoras em sua maioria participaram do curso de formação continuada Gênero e Diversidade na Escola - GDE. Esta pesquisa cartográfica dividiu-se em quatro partes. A parte 1 apresenta como foi construído o percurso cartográfico desta pesquisa, com as contribuições de Suely Rolnik, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes e Durval de Albuquerque Junior. Na parte 2, realizo revisão de literatura sobre os conceitos relacionados aos temas do corpo, gênero e sexualidade e suas aproximações com a Educação Física escolar. Partiu-se das teorizações de Michel Foucault, Carmen Lucia Soares, Jocimar Daólio, Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Donald Sabo, Helena Altmann e Débora Britzmann. São abordados na parte 3 os processos de visibilidade e invisibilidade da diversidade sexual na educação brasileira e paranaense, fundamentando-se nas teorizações de Alfredo Veiga-Neto; Maura Corcini Lopes e Rogério Diniz Junqueira. Exponho análise que realizei das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física - DCEB/EF (2008) sobre os temas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual. Detalhei o projeto nacional de formação continuada Gênero e Diversidade na escola – GDE e apresento análise sobre o Livro de Conteúdo do curso GDE (2009). Discorro sobre como ocorreu o curso GDE no Estado do Paraná, em 2009 e 2010. As análises das narrativas docentes se encontram na parte 4. Estas narrativas foram organizadas em cinco grupos temáticos e seus subitens, em consequência da multiplicidade de temas produzidos nas entrevistas. Atento ao final para as possibilidades de um trabalho com os temas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual relacionados e um deslocamento das perspectivas de tolerância e respeito sobre os sujeitos LGBT, com a problematização destas questões nas instituições escolares e formações iniciais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current research demonstrates a set of cartographic narratives regarding teaching, curriculums, and continued education of Physical Education in schools when it comes to body acknowledgement, gender, sexuality and sexual diversity. For this work to be done, it was used the narrative of four Physical Education teachers from state schools in Paraná who normally teach in Curitiba and metropolitan region. The majority of these teachers participate of continued education course regarding Gender and Diversity in School, so called GDE. This research is separated into four parts. The part 1 demonstrates how the cartographic research was built, with the contribution from Suely Rolnik, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes e Durval de Albuquerque Junior. The part 2 presents the literature review about concepts of themes related to body, gender, sexuality and its connections to Physical Education. It was used as theoretical basis the ideas of Michel Foucault, Carmen Lucia Soares, Jocimar Daólio, Guacira Lopes Louro, Judith Butler,Donald Sabo,Helena Altmann e Deborah Britzman. In the part 3, it is studied the processes of visibility and invisibility of sexual diversity in Brazilian and Paranaense education, which is done over the foundations of Alfredo Veiga-Neto; Maura Corcini Lopes e Rogério Diniz Junqueira. Through this work, it is analyzed the Curricular Guidelines for Basic Education – Physical Education (2008) about themes related to body, gender, sexuality and sexual diversity. It is brought into details the national continued education project of Gender and Diversity in School – GDE and presented and analysis about the Book of Contents from the GDE course (2009). It is shown how was the course in Paraná in 2009 and 2010. The studies of the narratives of the teaching staff can be found in part 4. They are organized in five theme groups and their subtopics due to the complexity of the material produced in the interviews. To sum up, I call attention to the possibilities of work using the subjects of body, gender, sexuality and sexual diversity related to a change of perspective of tolerance and respect to the sexual minorities – LGBT, with the problematic of these questions in educational institutions and initial formation.pt_BR
dc.format.extent171 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCorpo, gênero e sexualidade na educação física escolar : uma cartografia das práticas discursivas em escolas do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples