• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Corpo, gênero e sexualidade na educação física escolar : uma cartografia das práticas discursivas em escolas do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RIBEIRO, GABRIELA CHICUTA.pdf (2.188Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Ribeiro, Gabriela Chicuta
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa apresenta uma cartografia das narrativas docentes, curriculares e de formação continuada da Educação Física escolar sobre as temáticas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual. Para a sua realização, tomou-se como base as narrativas de quatro professoras de Educação Física da rede estadual de ensino do Paraná, que ministram aulas em Curitiba e região metropolitana. Estas professoras em sua maioria participaram do curso de formação continuada Gênero e Diversidade na Escola - GDE. Esta pesquisa cartográfica dividiu-se em quatro partes. A parte 1 apresenta como foi construído o percurso cartográfico desta pesquisa, com as contribuições de Suely Rolnik, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes e Durval de Albuquerque Junior. Na parte 2, realizo revisão de literatura sobre os conceitos relacionados aos temas do corpo, gênero e sexualidade e suas aproximações com a Educação Física escolar. Partiu-se das teorizações de Michel Foucault, Carmen Lucia Soares, Jocimar Daólio, Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Donald Sabo, Helena Altmann e Débora Britzmann. São abordados na parte 3 os processos de visibilidade e invisibilidade da diversidade sexual na educação brasileira e paranaense, fundamentando-se nas teorizações de Alfredo Veiga-Neto; Maura Corcini Lopes e Rogério Diniz Junqueira. Exponho análise que realizei das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física - DCEB/EF (2008) sobre os temas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual. Detalhei o projeto nacional de formação continuada Gênero e Diversidade na escola – GDE e apresento análise sobre o Livro de Conteúdo do curso GDE (2009). Discorro sobre como ocorreu o curso GDE no Estado do Paraná, em 2009 e 2010. As análises das narrativas docentes se encontram na parte 4. Estas narrativas foram organizadas em cinco grupos temáticos e seus subitens, em consequência da multiplicidade de temas produzidos nas entrevistas. Atento ao final para as possibilidades de um trabalho com os temas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual relacionados e um deslocamento das perspectivas de tolerância e respeito sobre os sujeitos LGBT, com a problematização destas questões nas instituições escolares e formações iniciais.
     
    Abstract: The current research demonstrates a set of cartographic narratives regarding teaching, curriculums, and continued education of Physical Education in schools when it comes to body acknowledgement, gender, sexuality and sexual diversity. For this work to be done, it was used the narrative of four Physical Education teachers from state schools in Paraná who normally teach in Curitiba and metropolitan region. The majority of these teachers participate of continued education course regarding Gender and Diversity in School, so called GDE. This research is separated into four parts. The part 1 demonstrates how the cartographic research was built, with the contribution from Suely Rolnik, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes e Durval de Albuquerque Junior. The part 2 presents the literature review about concepts of themes related to body, gender, sexuality and its connections to Physical Education. It was used as theoretical basis the ideas of Michel Foucault, Carmen Lucia Soares, Jocimar Daólio, Guacira Lopes Louro, Judith Butler,Donald Sabo,Helena Altmann e Deborah Britzman. In the part 3, it is studied the processes of visibility and invisibility of sexual diversity in Brazilian and Paranaense education, which is done over the foundations of Alfredo Veiga-Neto; Maura Corcini Lopes e Rogério Diniz Junqueira. Through this work, it is analyzed the Curricular Guidelines for Basic Education – Physical Education (2008) about themes related to body, gender, sexuality and sexual diversity. It is brought into details the national continued education project of Gender and Diversity in School – GDE and presented and analysis about the Book of Contents from the GDE course (2009). It is shown how was the course in Paraná in 2009 and 2010. The studies of the narratives of the teaching staff can be found in part 4. They are organized in five theme groups and their subtopics due to the complexity of the material produced in the interviews. To sum up, I call attention to the possibilities of work using the subjects of body, gender, sexuality and sexual diversity related to a change of perspective of tolerance and respect to the sexual minorities – LGBT, with the problematic of these questions in educational institutions and initial formation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27752
    Collections
    • Teses & Dissertações [10564]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV