dc.contributor.other | Somma Neto, João, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.creator | André, Hendryo Anderson | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-28T19:21:20Z | |
dc.date.available | 2024-03-28T19:21:20Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/27521 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr.João Somma Neto | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba,28/03/2012 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: fls. 113-118 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Fundamentada na concepção de que a televisão é uma instituição social influente na
produção de sentidos, tanto na política quanto na cultura, esta pesquisa lança olhares para
os conteúdos noticiosos voltados à temática da segurança/violência, priorizando peças
jornalísticas cujo foco esteja na juventude. O trabalho foi delimitado em dois noticiários
locais: o Paraná TV – da Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Rede Globo no
Paraná – e o Tribuna da Massa – da Rede Massa de Comunicação, emissora vinculada ao
SBT. Essa escolha ocorreu devido ao relevante espaço que a programação regional ocupa
no horário do almoço entre segundas e sextas-feiras. Com base nos conceitos invisibilidade
social e estigmatização, a pesquisa identifica perfis sociais de grupos de vítimas e de
agressores estigmatizados pelos telejornais a partir de um monitoramento desses produtos
e, além disso, busca compreender aspectos sobre a construção de estereótipos acerca da
relação entre juventude e violência, levando em consideração ainda atributos geográficos,
étnicos e de ocupação profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Based on the conception that television is an influential social institution in the productions of
senses, both in politics and culture, this study observes the news content focused on the
theme of security/violence, prioritizing news stories whose focus is on youth. The study has
been delimited by two local TV news: the Paraná TV – of RedeParanaense de
Comunicação, an affiliate of RedeGlobo in Paraná – and the Tribuna da Massa – of Rede
Massa de Comunicação, a station linked to SBT. This choice was due to the relevant
regional programming space that occupies at lunch time between Mondays and Fridays.
Based on the concepts social invisibility and stigmatization, the research identifies social
profiles of victims groups and stigmatized aggressors on TV news by monitoring these
products and, moreover, seeking to comprehend aspects of the construction of stereotypes
about the relationship between youth and violence - also considering geographical and
ethnic attributes and professional occupation. | pt_BR |
dc.format.extent | 118f. + anexos : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.subject | Telejornalismo - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Estereotipo (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Juventude e violência | pt_BR |
dc.subject | Violência na televisão | pt_BR |
dc.subject | Estigmatização | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | "Venda nos olhos, legendas e iniciais" : a notícia televisiva como ferramenta de estigmatização e invisibilidade social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |