• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Venda nos olhos, legendas e iniciais" : a notícia televisiva como ferramenta de estigmatização e invisibilidade social

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDRE, HENDRYO ANDERSON.pdf (1002.Kb)
    Data
    2012
    Autor
    André, Hendryo Anderson
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo
     
    Resumo: Fundamentada na concepção de que a televisão é uma instituição social influente na produção de sentidos, tanto na política quanto na cultura, esta pesquisa lança olhares para os conteúdos noticiosos voltados à temática da segurança/violência, priorizando peças jornalísticas cujo foco esteja na juventude. O trabalho foi delimitado em dois noticiários locais: o Paraná TV – da Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Rede Globo no Paraná – e o Tribuna da Massa – da Rede Massa de Comunicação, emissora vinculada ao SBT. Essa escolha ocorreu devido ao relevante espaço que a programação regional ocupa no horário do almoço entre segundas e sextas-feiras. Com base nos conceitos invisibilidade social e estigmatização, a pesquisa identifica perfis sociais de grupos de vítimas e de agressores estigmatizados pelos telejornais a partir de um monitoramento desses produtos e, além disso, busca compreender aspectos sobre a construção de estereótipos acerca da relação entre juventude e violência, levando em consideração ainda atributos geográficos, étnicos e de ocupação profissional.
     
    Abstract: Based on the conception that television is an influential social institution in the productions of senses, both in politics and culture, this study observes the news content focused on the theme of security/violence, prioritizing news stories whose focus is on youth. The study has been delimited by two local TV news: the Paraná TV – of RedeParanaense de Comunicação, an affiliate of RedeGlobo in Paraná – and the Tribuna da Massa – of Rede Massa de Comunicação, a station linked to SBT. This choice was due to the relevant regional programming space that occupies at lunch time between Mondays and Fridays. Based on the concepts social invisibility and stigmatization, the research identifies social profiles of victims groups and stigmatized aggressors on TV news by monitoring these products and, moreover, seeking to comprehend aspects of the construction of stereotypes about the relationship between youth and violence - also considering geographical and ethnic attributes and professional occupation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27521
    Collections
    • Teses & Dissertações [10555]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV