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dc.contributor.authorRitzmann, Bárbara Nascimento Barbosapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Helena de Fatima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherTsunoda, Denise Fukumi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-11-13T18:32:27Z
dc.date.available2012-11-13T18:32:27Z
dc.date.issued2012-11-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27357
dc.description.abstractResumo: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que visa discutir os mecanismos para identificação de informações provenientes de redes sociais online, a partir de modelos de uso da informação e criação de significado. Realiza um diagnóstico de uma rede social online, alvo de interesse de uma organização, para reconhecimento das características e possíveis conteúdos disponíveis. Identifica as necessidades de informação de uma organização e expectativas em relação à rede social online, com base no modelo de uso da informação de Choo. Busca informações na rede social online em consonância com as necessidades e expectativas identificadas. Verifica os significados das informações identificadas com base nos modelos de criação de significado de Weick e de Dervin. Discute, com base na teoria, o resultado da aplicação empírica dos modelos. Adota como método de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta e análise de dados a observação simples, reunião com especialistas, mineração de dados, entrevistas em profundidade, visualização da informação, e análise de conteúdo. Aponta como resultado do diagnóstico que a organização, alvo do estudo, tem uma necessidade de informação e que a mesma pode ser atendida, em parte, pelos comentários postados nos grupos de discussão da Rede Social online. Identifica como necessidade da organização encontrar na rede informações sobre os projetos construídos coletivamente alinhados com as temáticas prioritárias do Projeto Curitiba 2030, e descobrir informações que auxiliem o surgimento de novos projetos a partir da articulação entre os atores da rede e outros parceiros da organização. Os resultados da mineração de dados não atenderam as expectativas do estudo e foram desconsiderados na continuidade da pesquisa. Conclui que o modelo de uso da informação é um mecanismo possível para identificação de necessidades de informação de uma organização e a visualização da informação por meio de nuvens e árvores de palavras pode ser aplicado como método para identificação de informações significativas extraídas de uma rede social online como fonte de informações. A criação de significado a partir das nuvens e árvores, apesar das informações não serem precisas, fornecem pistas e ideias para buscas posteriores em outras fontes, confirmando ou não as informações apresentadas no grupo de discussão da rede social pesquisada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectRedes de informaçãopt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleRedes sociais online como fontes de informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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