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    Gestão da qualidade

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    Dissertacao Solange Rothbarth.pdf (923.8Kb)
    Data
    2012-04-19
    Autor
    Rothbarth, Solange
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A qualidade é um imperativo para as instituições de saúde, além de ser estratégica. Adicionalmente, a Gestão da Qualidade e os processos de Acreditação Hospitalar são cada vez mais discutidos e presentes nessas instituições e, assim na prática profissional daqueles que nelas atuam. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar o processo de Acreditação Hospitalar em um hospital de ensino com vistas à obtenção de certificação de hospital acreditado segundo a metodologia da Organização Nacional de Acreditação - ONA. Trata-se de um estudo descritivoexploratório, conduzido sob a forma de um estudo de caso único, no qual os dados foram colhidos por meio de pesquisa documental e de entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave. Os dados provenientes da pesquisa documental foram analisados qualitativamente e aqueles relacionados às entrevistas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciaram a trajetória do hospital em estudo na busca pela certificação de hospital acreditado e, neste sentido, apresentam as estratégias utilizadas para o preparo das unidades/serviços para a avaliação de certificação de Acreditação Hospitalar por Instituição acreditadora, as dificuldades e facilidades vivenciadas neste processo e a ampliação da gestão da qualidade nesta instituição. Destacam-se as contribuições deste estudo, que pode servir de orientação para que os demais hospitais brasileiros que buscam a certificação de Acreditação Hospitalar definam suas próprias estratégias, adequando-as ao seu contexto.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/26879
    Collections
    • Dissertações [340]

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