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dc.contributor.authorBarbosa, Edilson Elezierpt_BR
dc.contributor.otherShima, Walter Tadahiro, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-13T21:17:41Z
dc.date.available2012-03-13T21:17:41Z
dc.date.issued2012-03-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26502
dc.description.abstractResumo: O desafio imposto à sociedade da informação é proporcionar a todos os indivíduos a manipulação da informação e do conhecimento através de uma grande vitrine, a Internet. A alavancagem desta vitrine é possível através da banda larga. A disponibilidade desta determina o grau de inserção do cidadão nesta sociedade e a sua velocidade passa a ser o balizador deste grau. Este estudo buscou entender o processo de sua difusão. Para entender isto, que é vital para o acesso a Internet de forma rápida, foi necessário entender a trajetória de evolução das telecomunicações no Brasil, verificar a dinâmica da estrutura e a movimentação dos players desse mercado. O estudo da trajetória de evolução das telecomunicações destacou o fenômeno de convergência midiática, onde os recursos da Internet têm proporcionado que a produção de conteúdos ocorra fora dos grandes meios de comunicação, por indivíduos não ligados a estes meios, ou seja, o fenômeno da democratização da produção desses conteúdos. No estudo da evolução as erações da telefonia móvel, o destaque foi à terceira geração de telefonia móvel (3G), visto que esta possibilita maior mobilidade e velocidade de transmissão de dados, além de acesso a aplicações multimídia através da Internet. Com relação à dinâmica da estrutura do mercado de telecomunicações, a análise comparativa da difusão da banda larga entre o Brasil e o mundo promovida pela ANATEL, buscou identificar os gargalos (alcance, preço e competição) que impedem a proliferação desta infraestrutura no País. Para tentar solucionar estes gargalos, em maio de 2010, o Governo Federal anunciou o Programa Nacional de Banda Larga, um programa para a universalização da banda larga no Brasil até 2014. A conclusão final deste trabalho, foi que a infraestrutura da banda larga no Brasil hoje é insuficiente, não atende a todas as regiões do País, seu preço é extremamente elevado em comparação a renda do povo brasileiro e ao resto do mundo e que a competição no mercado de telecomunicações não é forte o suficiente para estimular a sua alavancagem e promover a democratização da informação por este meio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectTelefonia pela Internetpt_BR
dc.subjectTelefonia celularpt_BR
dc.titleA difusão da banda larga no Brasil como meio de acesso a informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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