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dc.contributor.advisorCastro, Gilberto dept_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T18:15:31Z
dc.date.available2020-07-31T18:15:31Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26393
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Gilberto de Castropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/10/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 183pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Linguagem e Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivo compreender a montagem de espetáculos teatrais no contexto universitário, a partir dos enunciados presentes nos memoriais de formação em teatro da disciplina Prática de Montagem III, do Bacharelado em Teatro-Interpretação da Universidade Regional de Blumenau/SC (FURB). A análise é realizada na perspectiva enunciativa da linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin. Os dados apontam para enunciados que acentuam ora as vozes da educação no teatro, ora as vozes do teatro na educação. Os enunciados abordam, entre outras reflexões, os imaginários sociais de professor, a autoridade docente, a avaliação em teatro, a sala de aula de teatro, os processos colaborativos de criação cênica, a encenação teatral e o teatro de grupo, possibilitando a compreensão da prática teatral na universidade como um jogo de relações dialógicas, no qual diferentes vozes ecoam, se entrecruzam, se reconhecem e se dispersam. Como nesse processo educação e teatro estão imbricados, o encontro de vozes é intrínseco à esfera universitária de formação superior em teatro, e aponta para conflitos, jogos de força, esmaecimentos enunciativos e movimentos de alteridade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, linked to the research group Language and Education, of the Universidade Federal do Paraná (UFPR), aims to understand the theatrical production in the university context from the speechs contained in memorials training of theater of the discipline Prática de Montagem III, Bacharelado in Teatro-Interpretação of the Universidade Regional de Blumenau / SC (FURB). The analysis is conducted from the perspective of language proposed by the Bakhtin Circle. The data point to speechs that emphasize either the voices of education in the theater, as the voices of theater in education. The enunciations bring, among other considerations, the teacher's social imaginaries, teacher's authority, the assessment in theater, the classroom of theater, the collaborative processes of scenic's creation, the staging in theatre and the theater of group, enabling the understanding of the theater's practice at the university level as a set of dialogical relations in which different voices are echoing, intersect, recognize and disperse. As this process education and theater are intertwined, the gathering of voices is intrinsic to the university level higher education in theater, and points to conflicts, power games, washouts enunciative and movements of otherness.pt_BR
dc.format.extent182 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleVozes da educação no teatro, vozes do teatro na educação : diálogos bakhtinianos sobre a prática de montagem na universidade, a partir da análise enunciativa de memoriais de formação de teatropt_BR
dc.typeTesept_BR


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