dc.contributor.author | Falcón, Jorge Alberto | pt_BR |
dc.contributor.other | Dottori, Maurício Soares | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-04-14T16:39:10Z | |
dc.date.available | 2012-04-14T16:39:10Z | |
dc.date.issued | 2012-04-14 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/25899 | |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho desenvolve quatro critérios analíticos da música a partir de uma abordagem prática através do sentido da audição. Estes critérios partem da experiência sensorial da leitura das configurações da superfície musical com o objetivo de extrair informações sobre a construção musical. Para tal, realizou-se uma pesquisa que concerne tanto à análise musical quanto à cognição humana, objetivando estabelecer algumas bases constantes que expliquem como os estímulos sonoros são organizados pela mente e como estes se transformam em unidades de sentido para o ouvinte. Exemplos em partitura, gráficos analógicos, representações gráficas de softwares e gravações provenientes de diferentes tipos, épocas e estilos musicais ilustram os conceitos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/x-zip-compressed | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Musica - Análise e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Musica | pt_BR |
dc.subject | Musica - Analise, apreciação | pt_BR |
dc.subject | Música - Cognição | pt_BR |
dc.title | Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |