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dc.contributor.advisorBorges Neto, José, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorThá, Fabiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T20:20:13Z
dc.date.available2020-05-28T20:20:13Z
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24816
dc.descriptionOrientador : José Borges Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 21/11/1997pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Linguísticapt_BR
dc.description.abstractResumo : A teoria freudiana do ato falho o considera como uma interferência entre duas elocuções desejadas. Ambas têm sentido próprio, ou seja: significação, intenção, propósito e posição em um contexto psíquico contínuo. Com isso adscreve este fenômeno aos processos de pensamento próprios ao sujeito que comete o lapso, atribuindo validade e veracidade tanto à elocução intencionada - a que foi perturbada no lapso - quanto à elocução interferente - não intencionada pelo sujeito mas que se realiza no lapso - embora elas sejam paradoxais entre si por apresentarem contrariedade ou contradição. Tratando essas elocuções como proposições, no sentido lógico habitual do termo, verifica-se a similaridade formal dos lapsos de língua com os paradoxos derivados das inferências que envolvem atitudes proposicionais, em particular com o quebra-cabeça apresentado por Saul Kripke para a noção de crença. Propõe-se o tratamento desses paradoxos com o uso de uma lógica com mundos possíveis, como a elaborada por Jakko Hintikka para as noções de saber e crença.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The freudian theory of the slips of the tongue phenomena considers them as the result of an interference between two desired utterances. Both of them have sense, that is, signification, intention, purpose and place in a continuous phsychological context. This way it includes these phenomena in the thinking processess of the individual who commits the slip, attributing validity and veracity not only to the intended assertion - which has been disturbed by the slip - but also to the interfering assertion - which, althought not intended by the individual, expresses itself in the slip - nevertheless the two assertions are paradoxical by presenting contradiction or contrariety. Treating these assertions as propositions, in the habitual logical sense of the term, one verifies the formal similarity between the slip of the tongue and the paradox derived from the inferences involving propositional attitudes, particularly with the puzzle presented by Saul Kripke related to the notion of belief. It is suggested that the paradox is dealt with the logic with possible worlds, like the one elaborated by Jakko Hintikka in relation to the notions of knowledge and belief.pt_BR
dc.format.extentvi, 124 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInconscientept_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleUma semântica para o ato falhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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