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dc.contributor.advisorBerger, Ricardopt_BR
dc.contributor.authorRodriguez Rivera, Eric Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-06T15:49:34Z
dc.date.available2012-01-06T15:49:34Z
dc.date.issued2012-01-06
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24769
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou o estudo do transporte de madeira em toras da Província do Darién-Panamá, até a cidade do Panamá maior centro de consumo nacional daquele produto. A motivação maior para o estudo deve-se ao fato de que a Província do Darién é possuidora de 4&% das florestas do Panamá além de ser, inegavelmente, a maior produtora de madeiras. Grande parte desta nova posição ocupada pela Província é originada da construção da Rodovia panamericana que propiciou o uso intenso do transporte rodoviário na movimentação da madeira até o grande centro consumidor que é a cidade do Panamá. Os elementos básicos para execução do presente trabalho foram oriundos de pesquisa de campo conduzida nos meses de janeiro e fevereiro de 1985. Os veículos utilizados no transporte de madeira foram agregados de acordo com o conceito de Peso Bruto Total Combinado . (PBTC) originando as classes ditas leves, médias, semi-pesadas e pesadas. Através de estudo de tempo envolvendo as atividades de carregamento, descarga, viagem e espera nos terminais foi possível diagnosticar o tempo total de ciclo de uma viagem a qual está ao redor de 12 horas. O estudo considerou várias alternativas de distância média de transporte para permitir maior amplitude de variação e análise dos resultados. O cálculo do custo de veículos foi processado levando-se em consideração os custos fixos e variáveis. Os fixos foram calculados em base mensal enquanto os variáveis em função da quilometragem. Os resultados mostraram que de um modo geral existe um razoável grau de adequação técnica dos veículos atualmente empregados no que tange aos critérios utilizados quais sejam de capacidade de carga, relação peso/potência, capacidade de subida de rampa e distribuição de peso nos eixos de tração. A análise econômica mostrou que a frota em uso não é adequada economicamente. O veiculo que proporciona o menor custo unitário de transporte compõe somente 3% da frota empregada. Uma das prováveis razões para tal está baseada na relação custo/frete. De um modo geral, e em qualquer circunstância o frete atualmente pago é mais do que suficiente para cobrir o custo do transporte de madeira pelas empresas que atuam nesta prestação de serviços. Uma das causas para este grande lucro das transportadoras pode residir no fato de que a alternativa apresentada para o transporte de madeira via sistema marítimo seja de custo tão elevado que ainda seja mais viável comparativamente, pagar muito bem o transporte rodoviário do que usar o marítimo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectToras de madeira - Transporte - Panamapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleTransporte rodoviário de madeira em toras na província de Darién - Panamápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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