• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Musas interrompidas, vozes cilenciadas : a representação da figura feminina em três contos de Edgar Allan Poe

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    DissertacaoDefesa.pdf (684.5Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Bellin, Greicy Pinto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a representação das personagens femininas nos contos "O retrato oval", "A queda da casa de Usher" e "Berenice", de Edgar Allan Poe, dentro da perspectiva dos estudos feministas e de gênero. Como embasamento teórico foram escolhidas as autoras Rita Felski, para quem as questões de gênero estão atreladas a questões estéticas, Teresa de Lauretis, para quem o gênero é uma construção cultural, e Elisabeth Bronfen, que analisa as representações da amada morta na literatura. A partir da análise dos contos, foi possível identificar certas representações do feminino como um ser silenciado e objeto de uma realização estética que é sempre masculina. Também nos foi possível compreender que tais representações estão enraizadas no imaginário de uma sociedade patriarcal que marginaliza o feminino, transformando-o no "outro" do discurso.
     
    Abstract: The purpose of this work is to analyze the representations of female figures in the narratives "The oval portrait", "The fall of the house of Usher" and "Berenice", by Edgar Allan Poe, from the perspective of gender studies. As a theoretical basis, I chose the works of Rita Felski, who believes that gender questions are related to aesthetical questions, Teresa de Lauretis, who claims that gender is a cultural construction, and Elisabeth Bronfen, who analyzes the representations of the dead beloved in literature. From the analysis, it was possible to identify certain representations of the female figure as an object of an aesthetical realization that is always masculine. It was also possible to understand that these representations are rooted in a patriarcal society that marginalizes the feminine, perceiving it as the "other".
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24043
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV