O uso do mapa mental como um facilitador para a criação de conhecimento
Resumo
Resumo: Pesquisa que investiga a possibilidade de uso do Mapa Mental como um facilitador do processo de criação de conhecimento. Explora a literatura sobre o tema, tratando sobre aprendizagem individual e organizacional, criação de conhecimento individual e coletivo, baseando-se principalmente nos autores Nonaka e Takeuchi, Choo, Piaget e Buzan. Desenvolvida em duas etapas, a primeira exploratória ibliográfica, busca o aprofundamento do tema, visto o ineditismo da proposta e a segunda etapa realizada por pesquisa de campo em uma agência de publicidade, notadamente criadora de conhecimento. Foram pesquisados três departamentos e a diretoria, totalizando dezenove respondentes na primeira fase e onze respondentes na segunda. A fase de campo aconteceu em dois momentos, iniciada por observação e aplicação de questionário relativo à identificação de aspectos da Teoria da Criação de Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997). Esta etapa da investigação revelou que a organização promove a criação de conhecimento, especialmente pela comunicação transparente de sua intenção e da autonomia individual. Também, foi identificado que o processo de criação de conhecimento na organização ocorre de acordo com o modelo de cinco fases proposto pela teoria. O segundo momento, precedido de uma capacitação da amostra no uso da técnica proposta, foi realizado por meio de aplicação de questionário sobre o uso do Mapa Mental. Os resultados obtidos indicam a utilidade do Mapa Mental para a etapa de criação de conceito e para a tomada de consciência do indivíduo, na medida em que seu uso facilita a visualização do raciocínio e a externalização de conhecimentos tácitos por meio da organização e associação de idéias e pensamentos individuais. Abstract: Research about the possibility of use of Mind Map as a tool to facilitate the knowledge creation process. It explores the literature on knowledge creation and learning, both on organizational and individual levels, based specially on authors such as Nonaka and Takeuchi, Choo, Piaget, and Buzan. The research was developed in two stages. The first one consisted on a bibliographical exploratory study, aiming to present an in-depth literature review trying to overcome the lack of publication in the area. The second stage was developed as a field research conducted in an advertising agency in two distinct moments. The study sample totaled nineteen individuals from the high executive offices and three different departments. It started by observations over the organization’s modus operandi and the application of a questionnaire about elements from the Theory of Knowledge Creation from Nonaka and Takeuchi (1997). This inquiry revealed an organization that promotes knowledge creation, specially by the transparent communication of its intentions and individual autonomy. Also, it was identified that its knowledge creation process occurs accordingly to the five stage model proposed in the theory. After training the participants on the use of Mind Maps, the second moment was to research their use through the application of a second questionnaire. The results showed that Mind Maps can be useful to facilitate knowledge creation and conscious awareness, specially during the concept creation phase, since it helps to visualize the logic behind the process and to externalize tacit knowledge through organizing and connecting individual thoughts and ideas.
Collections
- Dissertações [77]