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dc.contributor.authorKupczik, Vanessapt_BR
dc.contributor.otherPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-15T14:01:25Z
dc.date.available2020-05-15T14:01:25Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22956
dc.descriptionOrientadora: Profª Stephania Pandovanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 10/06/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 149-155pt_BR
dc.descriptionDesign gráfico e do produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: A chegada da terceira geração de celulares que, entre outras possibilidades, permite o acesso à internet móvel, está transformando o cotidiano de seus usuários. O acesso a serviços tornou-se ubíquo (a qualquer lugar/hora). No setor bancário o desafio é oferecer o mobile banking (mbanking). No Brasil, os principais bancos de varejo (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Unibanco) oferecem diversas soluções óveis, entre as quais se destaca a otimização de sites para iPhone. O objetivo desta pesquisa, com base em IHC (interação humano-comupatdor), foi avaliar o design das interfaces de sites brasileiros de m-banking para iPhone com base em critérios ergonômicos e estágios cognitivos. Por se tratar de uma pesquisa exploratória foi definido um método que não envolveu usuários reais e que analisou as interfaces dos sites já implementadas. As seguintes técnicas foram utilizadas no método: a pesquisa bibliográfica, a avaliação heurística, a inspeção cognitiva e a lista de verificação. A avaliação heurística (elaborada com princípios ergonômicos citados na literatura), identificou os principaisproblemas ergonômicos no design de interfaces de sites brasileiros de m-banking para iPhone. Não foram identificados nenhum problema grave, apenas alguns problemas de gravidade mediana e muitos problemas com pouca gravidade. Por meio da inspeção cognitiva foram identificadas deficiências associadas a potenciais dificuldades na percepção, interpretação e operação dos componentes do design de interfaces de sites brasileiros de m-banking para iPhone. Os resultados da inspeção cognitiva indicaram que as interfaces dos sites dos bancos analisados falham com respeito a algum estágio do processo cognitivo do usuário. E, por fim, os resultados da lista de verificação dos bancos analisados (desenvolvida com base nas recomendações da Apple), indicaram que as interfaces dos sites de m-banking seguem parcialmente as diretrizes e as métricas propostas pela fabricante do iPhone. Uma vez identificados os problemas, foram feitas sugestões de melhoria para as interfaces dos sites pormeio de pareceres ergonômicos. Para gerar as sugestões, os problemas foram classificados de acordo com o modelo do processo de design de Garrett (2003). De acordo com este modelo, os problemas se concentraram no plano do esqueleto e no plano da estrutura. A partir dosdados obtidos, concluiu-se que as interfaces dos sites brasileiros de m-banking para iPhone apresentam problemas ergonômicos e de usabilidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The arrival of the third generation of the mobile technology that, beyond some capabilities, allows access to mobile internet is changing consumers/users daily lives. The access to this kind of service is biquitous, that is, anytime and anywhere. In the banking sector the challenge is to offer the mobile banking (m-banking). In Brazil, the main retail banks (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú and Unibanco) offer some mobile solutions and among them the customized sites to iPhone are outstanding. The objective of this research, based upon HCI (human-computer interaction), was to evaluate the interfaces of Brazilian m-banking sites developed for iPhone based on ergonomic criteria and cognitive steps. This research can be classified as exploratory, so its method didn’t involve real users and tested sites interfaces already done. The following techniques were used in this method: literature research, heuristic evaluation, cognitive walkthrough and check-list. The heuristic evaluation (elaborated with ergonomic principles found in literature), has identified the main ergonomic problems in the interface design of Brazilian m-banking sites developed for iPhone. It hasn’t been identified any serious problem, only some medium seriousness problems and lots of problems with low gravity. The use of cognitive walkthrough made possible to identify deficiencies associated at potential difficulties in perception, understanding and performance of interface design components of Brazilian m-banking sites developed for iPhone. The results of the cognitive walkthrough have indicated that the analyzed banks sites interfaces fail at any point of the user cognitive process. And, at last, the heck–list results of the analyzed banks (developed based upon Apple recommendations), have indicated that the m-banking sites interfaces follow partially the recommendations and metrics proposed by iPhone manufacturer. Once the problems were identified, some suggestions to improve the websites interface design were proposed by ergonomic reports. To generate the suggestions, the problems were classified under the contextual model of the design process proposed by Garrett (2003). Accordingly to this model, the problems were concentrated in the skeleton plan and in the structure plan. From the obtained data, the onclusion was that the interfaces of Brazilian m-banking sites developed for iPhone present ergonomic and usability problems.pt_BR
dc.format.extent195f. : il. [algumas color.], tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBancos - Automaçãopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectTelefonia celularpt_BR
dc.subjectSites da Web - Designpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titlePesquisa exploratória sobre avaliação ergonômica de interfaces de sites de Mobile Banking brasileiras para iphonept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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