Mostrar registro simples

dc.contributor.otherGil Filho, Sylvio Fausto, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorStefenon, Daniel Luizpt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T18:13:59Z
dc.date.available2025-07-23T18:13:59Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/19811
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 03/06/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexopt_BR
dc.description.abstractResumo: A natureza das relações que se processam no interior da escola impõe aos atores construtores de sua realidade determinados papéis que induzem determinados comportamentos e atitudes. Esse universo de idéias reificadas, próprias da formalização das relações institucionalizadas, projeta-se sobre um universo consensual das representações sociais geradas no cotidiano vivido da escola. Conforme verificamos neste trabalho de pesquisa, que é um estudo de caso sobre o Colégio Estadual Segismundo Falarz, localizado no Bairro Hauer, em Curitiba – PR, as relações sociais que se processam no cotidiano dos estudantes que frequentam a escola encerram um forte componente tribal. A escola, por excelência, é um campo de convívio entre tribos com características identitárias diversas, pois nela encontram o ambiente propício para alcançar a almejada visibilidade social. A escola, então, torna-se o produto da diversidade, do convívio, um locus gerador de significados culturais, pois nela as representações sociais são reproduzidas e compartilhadas. A partir disso, é possível compreendermos a escola como um espaço de representação, considerado aqui um conceito pelo qual é possível compreender a escola como uma síntese entre a materialidade que lhe dá suporte, entre a rede de relações sociais promovidas pelos grupos que a frequentam e também pelo conjunto dos significados atribuídos por esses grupos à escola, que a tornam então um verdadeiro espaço-monumento do cotidiano vivido em seu interior e entorno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The nature of the relations that process in the interior of the school, imposes to the actors of its reality, determined papers that induce determined behaviors and attitudes. This universe of reified ideas, proper of the formalization of the institutionalized relations, act on an universe consensual of the social representations generated in the daily lived of the school. As we verified in our study of case, in the Segismundo Falarz School, located in the Hauer Town, in Curitiba - PR, relations that process in the daily of those attend the school, keep in its structure a tribal component. The school, for excellence, is a field of relationship between these tribes. In the school, they find the propitious environment to reach social visibility. The school, then, becomes the product of the diversity, of conviviality, a locus generator of cultural meanings, because in the school the social representations are reproduced and shared. From this, is possible to understand the school as a space of representation, considered here a concept for which we understand the school as a synthesis between the materiality that is its support, between the net of social relations promoted by the groups that attend it and also for the set of the meanings attributed for these groups to the school. The school become a true monument of the daily lived in its inside and its neighborhood.pt_BR
dc.format.extent129f. : il. color., mapas., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.subjectTerritorialidade humanapt_BR
dc.subjectComportamento espacialpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleO espaço de representação dos grupos sociais na escola : O caso do Colégio Estadual Segismundo Falarz, Bairro Hauer, Curitiba-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples