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dc.contributor.otherTeixeira, Salete Kozelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorMatozo, Marcus Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T15:18:02Z
dc.date.available2025-06-24T15:18:02Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/18599
dc.descriptionOrientadora: Salete Kozelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 20/03/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Nas atividades cotidianas, utilizamos uma imensa fonte de informações contidas em nossas mentes. O desenvolvimento intelectual começa ainda na infância e vai progredindo por etapas até atingirmos a capacidade de defesa do nosso próprio ponto de vista. Essa evolução diz respeito ao processo de construção cognitiva, perceptiva e representativa. A realização de uma atividade cartográfica em sala de aula revelou a existência de uma grande abstração entre aluno e o mapa de estilo convencional. A capacidade de leitura e interpretação de um mapa foi o que nos motivou a desenvolver essa atividade de pesquisa. Seria a incapacidade de leitura e interpretação por parte do aluno que levaria o mesmo a não apresentar progresso na atividade? Ou o mapa convencional não apresenta ao aluno nada de significativo? Diante desse questionamento, investigamos em diversas fontes, informações que nos levaram a entender a dinâmica correspondente à Geografia do cotidiano (do aluno) e sua relação com a Geografia Científica (convencional). Para o desenvolvimento dessa atividade, utilizamos algumas ferramentas como representações cartográficas convencionais (mapas), mapa mental e principalmente o computador, com o qual foram elaborados os mapas mentais digitais. Desta forma, obtivemos para efeito de comparação dois tipos de mapas mentais: manual e digital, fato que permitiu indicar as possíveis influências na construção e representação do espaço para os alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In daily activities using a huge source of information in our minds. The intelectual development begins in childhood and is progressing in stages, to achieve the ability to protect our own point of view. This development concerns the process of construction cognitive, perceptual and representative. The performance of an activity mapping in the classroom revealed the existence of a large abstraction between student and map at the classic style. The ability to read and interpret a map is what motivated us to develop this research activity. It would be the inability of reading and interpretation by the student which would not make the same progress in the activity or the map (the classic style) does not show anything significant to student? Faced investigate this question in several sources, information that lead us to understand the dynamics corresponding to the Geography of Everyday Life (the student) and their relationship to the Geography Science (classical). For the development of this activity are also important tools we use for our claim: cartographic representation in classic style (map), the mental map and, especially, the computer, which will be prepared mentally to digital maps. Thus for purposes of comparison we have two kinds of mental maps: manual and digital, which cam indicates the possible influences in the construction and representation of space for the students.pt_BR
dc.format.extent123f. : il. color., mapas, grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRepresentação mentalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleMapa mental digital : do pictórico ao convencional : propostas em representação e ensino de geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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