Mapa mental digital : do pictórico ao convencional : propostas em representação e ensino de geografia
Resumo
Resumo: Nas atividades cotidianas, utilizamos uma imensa fonte de informações contidas em nossas mentes. O desenvolvimento intelectual começa ainda na infância e vai progredindo por etapas até atingirmos a capacidade de defesa do nosso próprio ponto de vista. Essa evolução diz respeito ao processo de construção cognitiva, perceptiva e representativa. A realização de uma atividade cartográfica em sala de aula revelou a existência de uma grande abstração entre aluno e o mapa de estilo convencional. A capacidade de leitura e interpretação de um mapa foi o que nos motivou a desenvolver essa atividade de pesquisa. Seria a incapacidade de leitura e interpretação por parte do aluno que levaria o mesmo a não apresentar progresso na atividade? Ou o mapa convencional não apresenta ao aluno nada de significativo? Diante desse questionamento, investigamos em diversas fontes, informações que nos levaram a entender a dinâmica correspondente à Geografia do cotidiano (do
aluno) e sua relação com a Geografia Científica (convencional). Para o desenvolvimento dessa atividade, utilizamos algumas ferramentas como representações cartográficas convencionais (mapas), mapa mental e principalmente o computador, com o qual foram elaborados os mapas mentais digitais. Desta forma, obtivemos para efeito de comparação dois tipos de mapas mentais: manual e digital, fato que permitiu indicar as possíveis influências na construção e representação do espaço para os alunos. Abstract: In daily activities using a huge source of information in our minds. The intelectual
development begins in childhood and is progressing in stages, to achieve the ability
to protect our own point of view. This development concerns the process of construction cognitive, perceptual and representative. The performance of an activity mapping in the classroom revealed the existence of a large abstraction between student and map at the classic style. The ability to read and interpret a map is what motivated us to develop this research activity. It would be the inability of reading and interpretation by the student which would not make the same progress in the activity or the map (the classic style) does not show anything significant to student? Faced investigate this question in several sources, information that lead us to understand the dynamics corresponding to the Geography of Everyday Life (the student) and their relationship to the Geography Science (classical). For the development of this activity are also important tools we use for our claim: cartographic representation in classic style (map), the mental map and, especially, the computer, which will be prepared mentally to digital maps. Thus for purposes of comparison we have two
kinds of mental maps: manual and digital, which cam indicates the possible influences in the construction and representation of space for the students.
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