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dc.contributor.advisorSteiner, Maria Teresinha Arns, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorHaidemann, Huberto Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T18:58:36Z
dc.date.available2025-04-29T18:58:36Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14450
dc.descriptionOrientadora: Maria Teresinha Arns Steinerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: O problema a ser examinado nesta investigação refere-se ao processo de roteamento para o transporte escolar, problemática que se torna relevante quando analisado o panorama nacional do transporte escolar apresentado pelo governo federal. Há a necessidade de prestar um serviço de melhor qualidade e acessível a todos e, para isso, é imprescindível que se reduzam os custos logísticos por meio de uma utilização inteligente dos serviços de transporte. O resultado é a otimização do atendimento aos clientes, descobrindo as melhores rotas e, por conseguinte, minimizando os tempos e/ou distâncias percorridas. Sendo o transporte escolar a vertente do segmento de transporte a ser analisada nessa pesquisa, sua classificação concentra-se no problema de roteamento e programação de veículos, especificamente no que concerne ao Dial-a-Ride Routing and Scheduling Problems (DARP). Psaraftis (1980) propõe um algoritmo matemático baseado na técnica de Programação Dinâmica que visa a resolver problemas de roteamento que se caracterizam como DARP. O estudo desse algoritmo aponta para a necessidade de se fazer uma adaptação para que o problema do transporte escolar apresente uma solução economicamente viável. O presente trabalho não explora todas as variáveis inerentes ao problema do transporte escolar, portanto, mesmo com o alcance dos objetivos propostos inicialmente e a implementação da adaptação de um algoritmo tornando-o mais robusto, a pesquisa não se dá por encerrada. A utilização de janelas de tempo que também podem ser aplicadas ao modelo inicial proposto por Psaraftis (1980) seria uma sugestão passível de exploração. Assim, com a finalidade de aprimorar o estudo vigente, foram sugeridas melhorias e outros trabalhos para enriquecer o ferramental disponível atualmente sobre as questões em voga no âmbito acadêmico. Desse modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento do campo de estudo em evidência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The problem to be examined in this investigation is about the routing process for school transportation; this problematic is relevant when we analyze the school transport national panorama shown by the federal government. There is the need of provide a best quality service and accessible to all and, to accomplish this, it is essential to reduce the logistic costs with an intelligent use of the transport services. The result is the customer processing optimization, discovering the best routes and; thus, minimizing the spent times and/or traveled distances. As the school transport is part of the transport segment to be analyzed in this search, its classification is concentrated in the problem of vehicle routing and scheduling, specifically in relation to Dial-a-Ride Routing and Scheduling Problems (DARP). Psaraftis (1980) proposes a mathematical algorithm based on the Dynamic Programming that aims to solve routing problems characterized as DARP. The study of this algorithm points to the requirement of making an adaptation in order the school transport problem presents a solution economically viable. The present work does not explore all variables inherent to the problem of school transport; however, even reaching the objectives initially proposed and the implementation of the adaptation of an algorithm making it more robust, the search is not ended. The use of time windows that can also be applied for the initial model proposed by Psaraftis (1980) would be a suggestion that can be explored. Thus, with the purpose of improving the current study, improvements were suggested and other works to enrich the currently available tool about the questions in academic field. Thus, there is a hope to contribute for the development of the study field in evidence.pt_BR
dc.format.extentxii, 136f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTransporte escolarpt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleO problema Dial-a-Ride estático : estudo de caso para o transporte escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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