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    Análise da eficiencia logística na gestão de suprimentos da indústria de compensados na regiao de Curitiba

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    MARILENE BRONOSKI TESE.pdf (1.064Mb)
    Data
    2013-05-17
    Autor
    Bronoski, Marilene
    Metadata
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    Resumo
    O compensado, classificado como um produto de madeira sólida tem uma participação importante no contexto econômico e social do país, em que pesem as dificuldades atualmente encontradas: escassez e incerteza no abastecimento de sua principal matéria prima e queda acentuada do dólar em relação ao real, além de entrada de novos players no mercado internacional. Em função disto, maiores informações sobre o setor passam a ter uma importância vital, especialmente em relação aos seus custos. Este trabalho levantou e analisou os custos logísticos no setor referente ao suprimento de sua principal matéria prima – a madeira. O espaço amostral foi a Região Metropolitana de Curitiba, maior pólo madeireiro do Estado e onde se situam 30% de suas indústrias de compensados. Em entrevista às empresas tendo como roteiro um questionário estruturado, obteve-se 55% de retorno das fábricas em operação. Concluiu-se que estes custos são elevados, puxados pela variável frete que representa, em média, 14% do faturamento e 78% dos custos logísticos deste item, ocasionado, em grande parte, pela alta dependência de madeira tropical proveniente das regiões norte e centro-oeste. O custo de capital referente ao estoque médio representa 7% dos custos logísticos totais, com um giro médio de 0,35 vezes ao mês e uma cobertura dos estoques de, aproximadamente, três meses. As empresas com maior agregação de maior valor a seus produtos são mais eficientes na relação custos logísticos e faturamento, comparativamente com empresas que produzem apenas o painel compensado, com um índice de 0,12 e 0,22, respectivamente. Na média, as empresas já praticam as compras em lotes econômicos. O Paraná é o maior Estado fornecedor de madeira, seguido pelos Estados de Mato Grosso e Rondônia. O pinus é a madeira mais utilizada na confecção do compensado, com 26% do total, entre as trinta e quatro identificadas; as madeiras tropicais utilizadas somam, aproximadamente, 64% do total consumido. Substituição gradual das espécies tropicais pelas plantadas com mudança ou não da matriz produtiva e utilização do modal ferroviário para as longas distâncias destinando o rodoviário nas pontas, são algumas sugestões para diminuição dos custos de transporte. Aliado a isto, sugere-se, também, o desenvolvimento de parcerias com os fornecedores com o objetivo de diminuir os custos logísticos adequando, o quanto possível o volume de estoque e a demanda. Do ponto de vista mercadológico, maior agregação de valor aos produtos, um sistemático acompanhamento das tendências e maiores trocas de experiências entre os empresários do setor também são sugeridas
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/14430
    Collections
    • Teses [385]

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