Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorKrynski, Eleandro Maschiopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-28T14:17:29Z
dc.date.available2025-05-28T14:17:29Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/14369
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 75-82pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda linguagens e ferramentas que ajudem na cobertura da aquisição de conhecimento na transição entre o aprendizado de princípios e o desenvolvimento de perícias de programação de computadores. Para isto, proprõe uma abordagem metacognitiva suportada por múltiplas representaçãoes externas, substanciada na arquitetura de um ambiente interativo de aprendizagem correlato. Esta pesquisa foi, em parte, validada através da implementação de um protótipo que possibilita a construção de algoritmos em notação de fluxograma e a geração automática do código equivalente em linguagem de alto nível, evidenciando aspectos de correspondência e sincronização entre estas representaçãoes. Apresenta-se, ao final, o prospecto de alguns trabalhos futuros que podem se embasar no estado atual de desenvolvimento desta dissertação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation reports on languages and tools to support the learning process that covers the phase between the acquisition of programming principles and skills. A metacognitive approach is proposed here to accomplish a solution based on the concepts of multiple external representations and interactive learning environments (ILE). The present research is partially validated through the implementation of a prototype ILE that enables an algorithm construction in flowchart notation, as well as the automatic generation of its equivalent code in a hight-level language, also enhancing correspondence and synchronization aspects between both representations. Lastly, future work is presented as a logical consequence of the current achievements.pt_BR
dc.format.extentx, 94 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectArquitetura de computadorpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.titleUma abordagem metacognitiva através de multiplas representações externas para o ensino de programação de computadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples