• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma abordagem metacognitiva através de multiplas representações externas para o ensino de programação de computadores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    dissertacao_Eleandro_Maschio_Krynski.pdf (707.7Kb)
    Data
    2007
    Autor
    Krynski, Eleandro Maschio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho aborda linguagens e ferramentas que ajudem na cobertura da aquisição de conhecimento na transição entre o aprendizado de princípios e o desenvolvimento de perícias de programação de computadores. Para isto, proprõe uma abordagem metacognitiva suportada por múltiplas representaçãoes externas, substanciada na arquitetura de um ambiente interativo de aprendizagem correlato. Esta pesquisa foi, em parte, validada através da implementação de um protótipo que possibilita a construção de algoritmos em notação de fluxograma e a geração automática do código equivalente em linguagem de alto nível, evidenciando aspectos de correspondência e sincronização entre estas representaçãoes. Apresenta-se, ao final, o prospecto de alguns trabalhos futuros que podem se embasar no estado atual de desenvolvimento desta dissertação.
     
    Abstract: This dissertation reports on languages and tools to support the learning process that covers the phase between the acquisition of programming principles and skills. A metacognitive approach is proposed here to accomplish a solution based on the concepts of multiple external representations and interactive learning environments (ILE). The present research is partially validated through the implementation of a prototype ILE that enables an algorithm construction in flowchart notation, as well as the automatic generation of its equivalent code in a hight-level language, also enhancing correspondence and synchronization aspects between both representations. Lastly, future work is presented as a logical consequence of the current achievements.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/14369
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV