Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Salete Kozelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorGalvão, Wilsonpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T17:13:11Z
dc.date.available2025-06-24T17:13:11Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13631
dc.descriptionOrientadora: Salete Kozelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defendida em 28 de março de 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Espaço, Sociedade e Ambientept_BR
dc.description.abstractResumo: As mudanças que a geografia escolar vem experimentando nas últimas décadas, sobretudo em relação aos encaminhamentos teórico/metodológicos e a finalidade escolar do ensino desta disciplina, quando são observados o advento de novas propostas curriculares e reformas no ensino em geral, refletem influências advindas da própria ciência geográfica, mas, preponderantemente, das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Esta pesquisa se insere neste contexto, visando apreender como essas mudanças repercutem nas representações de geografia construídas por alunos do ensino fundamental a partir de suas experiências, procurando reconhecer o estabelecimento das relações existentes entre essas representações e o trabalho escolar, em que o professor desempenha um papel fundamental. Para operacionalizar a proposta, a investigação, que é de cunho qualitativo, se insere no contexto intra-escolar de uma turma da 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública, visando revelar as representações dos alunos acerca da geografia vivida. Os procedimentos metodológicos utilizados são os mapas mentais e a observação participante. O aporte metodológico está apoiado na geografia das representações, orientada pelo viés cultural, associada à proposta sobre a geração de ambiências de Nelson Rego. Na análise dos mapas mentais, segue-se a orientação da metodologia desenvolvida por Salete Kozel, em associação aos elementos evidenciados durante a observação participante. A análise dos resultados revela que no grupo investigado a geografia ensinada apresenta conotações patrióticas, priorizando-se o estudo sobre o Brasil. Observou-se que o envolvimento do professor com atividades da escola, ou atividades quetranscendam o horário das aulas, é determinante para uma relação de afinidade entre aluno e professor e, por conseqüência, para com a geografia, que, além de estimular e provocar mudanças de comportamento, agrega valores à formação destes. Por sua vez, as evidências denotam que, ao longo de um ano de trabalho com geografia, os alunos foram submetidos a um ensino capaz de gerar ambiências e provocar mudanças em suas práxis e concepções socioespaciais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The changes that school geography has been passing throughout the past decades, especially concerning the theoretical/methodological follow-ups and the scholastic purpose of teaching this subject, when the advent of new curricular proposals and generation education reforms are analyzed, reflect influences coming from the geographic science, but, preponderantly from changes occurred in contemporary society. This paper fits in this context, aiming to learn how these changes effect on the geography representations constructed by middle school students from their experiences, trying to recognize the establishment of relations between these representations and the school work, where the teacher plays a fundamental role. In order to accomplish the proposal, the research, which is qualitative, fits in the intra-school context of a 6th grade class in a public middle school aiming to reveal the students representations upon the experienced geography. The methodological procedures used are the Mental Maps and the Participative Observation. The methodological basis is supported on the Geography of Representations, oriented by the Cultural view, associated to the proposal on the Generation of Ambience from Nelson Rego. In the analysis of the Mental Maps, it is followed the methodological guidance developed by Salete Kozel, in association with the elements evidenced during the Participative Observation. The results analysis shows that in the group investigated the geography taught presents patriotic connotations, prioritizing the study of Brazil. It was noticed that the teacher involvement in the school activities, or the activities beyond class time, is determinant of a close relationship between student and teacher and, therefore, of geography which besides stimulating and causing changes of behavior increases values to their development. Eventually, the evidences reveal that within one year working with geography the students were exposed to studies capable of generating ambiences and cause changes in their praxis and socio-spatial conceptions.pt_BR
dc.format.extentxii, 170f. : il., gráfs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponivel em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeografia (Primeiro grau) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleQue Geografia se ensina? : um estudo sobre representações de Geografia segundo alunos da 6a. série do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples