• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Dissertacao Leonardo.pdf (450.1Kb)
    Data
    2006
    Autor
    Deboçã, Leonardo Pinheiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo busca ampliar o entendimento sobre as estratégias mercadológicas e seus impactos no composto de marketing no setor do cooperativismo agroindustrial. A base teórico-empírica aborda as estratégias mercadológicas, seus antecedentes e suas conseqüências, e o composto de marketing, buscando-se a apreensão dos conceitos e a aplicabilidade no escopo do estudo, expõe-se também a abordagem da Visão Baseada nos Recursos (VBR) e suas relações com as estratégias mercadológicas. A metodologia utilizada se baseia em pesquisa do tipo qualitativa, caracterizando-se como estudo longitudinal com cortes transversais, em forma de estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e fontes secundárias diversas. Os resultados passam por uma contextualização do setor alimentício e, mais especificamente, agroindustrial. Busca-se uma contextualização das cooperativas na agroindústria, com ênfase em um esclarecimento quanto a mudanças estratégicas ocorridas nas últimas décadas. A partir do caso estudado verifica-se uma integração das estratégias mercadológicas e do composto mercadológico, em contexto específico, com uma interdependência entre os recursos no processo de formação e condução de estratégias associadas a uma mudança de foco a partir da década de 1990, da atividade agropecuária para a atividade agroindustrial.
     
    Abstract: This study searches to broadening the understand about the marketing strategies. The theoretical empiricist base describes about the marketing strategies, the antecedents and consequences, and the marketing mix, searching the apprehension from the concepts and the applicability into the study target, displaying the approach from Resource Based View too and its relation with the marketing strategies. The methodology used is based in qualitative research, characterized as longitudinal study with transversal cuts, in form of study of unique case. To the data collect, it was used as instruments interviews half-structuralized and diverse secondary sources. The results passes through a contextualization in the nourishing sector and, specifically, agro-industrial one. It also searches a contextualization from cooperatives into the agro-industry, putting emphasis on the clarification about the strategical changes occurred in the lasts decades. Based on the case study, it points to a integration of the marketing strategies, in specific context of the studied case, with a interdependency between the resources in the formation progress and conduction of the strategies associated to a change of the focus since 1990's, from the farming to the agro-industrial activity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/8546
    Collections
    • Teses & Dissertações [10502]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV