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dc.contributor.advisorAkel Sobrinho, Zaki, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorDeboçã, Leonardo Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2022-12-16T20:20:41Z
dc.date.available2022-12-16T20:20:41Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/8546
dc.descriptionOrientador : Zaki Akel Sobrinhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo busca ampliar o entendimento sobre as estratégias mercadológicas e seus impactos no composto de marketing no setor do cooperativismo agroindustrial. A base teórico-empírica aborda as estratégias mercadológicas, seus antecedentes e suas conseqüências, e o composto de marketing, buscando-se a apreensão dos conceitos e a aplicabilidade no escopo do estudo, expõe-se também a abordagem da Visão Baseada nos Recursos (VBR) e suas relações com as estratégias mercadológicas. A metodologia utilizada se baseia em pesquisa do tipo qualitativa, caracterizando-se como estudo longitudinal com cortes transversais, em forma de estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e fontes secundárias diversas. Os resultados passam por uma contextualização do setor alimentício e, mais especificamente, agroindustrial. Busca-se uma contextualização das cooperativas na agroindústria, com ênfase em um esclarecimento quanto a mudanças estratégicas ocorridas nas últimas décadas. A partir do caso estudado verifica-se uma integração das estratégias mercadológicas e do composto mercadológico, em contexto específico, com uma interdependência entre os recursos no processo de formação e condução de estratégias associadas a uma mudança de foco a partir da década de 1990, da atividade agropecuária para a atividade agroindustrial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study searches to broadening the understand about the marketing strategies. The theoretical empiricist base describes about the marketing strategies, the antecedents and consequences, and the marketing mix, searching the apprehension from the concepts and the applicability into the study target, displaying the approach from Resource Based View too and its relation with the marketing strategies. The methodology used is based in qualitative research, characterized as longitudinal study with transversal cuts, in form of study of unique case. To the data collect, it was used as instruments interviews half-structuralized and diverse secondary sources. The results passes through a contextualization in the nourishing sector and, specifically, agro-industrial one. It also searches a contextualization from cooperatives into the agro-industry, putting emphasis on the clarification about the strategical changes occurred in the lasts decades. Based on the case study, it points to a integration of the marketing strategies, in specific context of the studied case, with a interdependency between the resources in the formation progress and conduction of the strategies associated to a change of the focus since 1990's, from the farming to the agro-industrial activity.pt_BR
dc.format.extent125f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMarketing - Administraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAgroindústria - Paranápt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleEstratégias mercadológicas em cooperativas agroindustriais : um estudo de caso no Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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