Discutir as praticas pedagogicas atuais na E.E. Francisco Ferreira na perpectiva das dimensões da educação do campo no municipio de Teodoro Sampaio /SP
Resumo
Resumo: Esse artigo é um levantamento bibliográfico onde procuramos refletir a necessidade de um currículo nas Escolas do Campo que valorize a cultura, os saberes e valores dessa população. Buscamos nesse processo refletir sobre a Educação no Campo e a proposta de ensino de uma escola no campo no Município de Teodoro Sampaio-SP. Assim, fez-se necessário assumir os significados presentes no processo formativo dos profissionais e entender a cultura dessa população. Para tanto, realizamos a pesquisa bibliográfica e observação curricular do cotidiano escolar. Ainda, conclui-se que a Educação no Campo é essencial e se faz necessária inclusive para a valorização da população ali inserida. A Educação do Campo nos leva a conjecturar sobre aspectos sociais e culturais dessa população que, muitas vezes, encontra-se sem acesso aos bens culturais e de consumo, bem como nos profissionais que estão envolvidos nesse processo, os quais, em grande parte, são oriundos da zona urbana.