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    Predição dos níveis sonoros devido ao aumento do tráfego urbano na Avenida do Batel

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    R - G - GABRIELE STURM.pdf (4.015Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Sturm, Gabriele
    Metadata
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    Resumo
    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ruído é todo som indesejável que pode causar perturbações ao sossego público e/ou produzir efeitos fisiológicos e psicológicos negativos aos seres humanos e animais, tais como insônia, estresse, dores de cabeça, irritação, entre outros. A ocorrência de ruído em nível nocivo à saúde, ao bem-estar público e à qualidade de vida é caracterizada como poluição sonora, cujos níveis têm aumentado consideravelmente, principalmente devido ao crescimento demográfico desordenado Estudos realizados em várias cidades têm revelado que o ruído de tráfego é o maior contribuinte para os níveis sonoros medidos e a maior causa de incômodo em áreas urbanas. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR, 2014) mostram que entre as cidades paranaenses Curitiba é a que apresenta o maior número de veículos, chegando a um total de 1.378.792 em 2014. Esse valor é aproximadamente 3,5% maior que o apresentado em 2013, o qual totalizava 1.331.277 veículos. Este número, por sua vez, é 3,6% maior que o total de 2012, 1.282.839 veículos. Com isso, pode-se inferir que anualmente a quantidade de automóveis que circulam pela cidade sofre um incremento significativo de aproximadamente 3,5%, tendo como consequência um aumento nos níveis de pressão sonora sentidos pela população residente na cidade. Este estudo tem como principal objetivo analisar os efeitos do aumento no número de veículos nos níveis sonoros na região da Avenida do Batel atualmente e nos próximos dez anos, simulando computacionalmente através do acréscimo da porcentagem estimada acima para os anos de 2019 e 2024. Os mapas de ruído foram gerados no software PREDICTOR v.8.11, que é uma ferramenta adequada para o estudo de impacto ambiental sonoro. Para obtenção dos dados necessários foram realizadas medições em 11 (onze) pontos, seguindo os procedimentos de medição estipulados pela NBR 10.151, além da contagem do fluxo de veículos nos pontos medidos. Os resultados mostraram que o incremento na frota veicular em Curitiba ao longo dos anos trará um aumento dos níveis sonoros, e por consequência, efeitos negativos para a saúde humana. Isso demonstra a importância do estudo do impacto ambiental causado pelo ruído urbano, já que este tem efeitos diretos na qualidade de vida da população e, por isso, é essencial que sejam tomadas medidas para atenuar esses efeitos contribuindo assim, para um bom planejamento urbano. Com isso, o estudo também propõe duas medidas mitigadoras e seus resultados em relação ao ruído na região
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81905
    Collections
    • Engenharia Ambiental [195]

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