Vivência e expectativas da paternidade, pelo adolescente, sob a ótica da enfermagem
Abstract
Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender o que significa para o adolescente que vivencia a gravidez de sua companheira, ter gerado um filho e assumir o papel de pai. Participaram seis adolescentes, futuros pais, de 17 a 19 anos, pertencentes a área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, cuja maior parte da população é de baixa renda. Considerando o objeto de estudo foi utilizada a metodologia qualitativa - pesquisa social, descrita por Minayo. Empregou-se a entrevista semi-estruturada para a coleta dos depoimentos, os quais foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Na análise forem identificadas seis unidades de registro: a relação pregressa do adolescente com a companheira; entre o cuidado e o descuido no planejamento da gravidez; sentimentos vividos diante da confirmação da gravidez; o "dar-se conta" da existência do bebê; o "ter que ter" responsabilidade; antevendo o exercício do papel de pai e suas unidades de contexto. Os resultados do estudo revelam que a vivência da gravidez pelo adolescente, apesar de ter ocorrido sem planejamento, transforma-se como uma experiência positiva, repleta de emoções, medos e expectativas. Ter gerado o filho leva os adolescentes a sentirem-se mais responsáveis e apontarem mudanças em seu modo de ser e de viver. Expressam grande preocupação com o futuro, em especial em prover e manter a família. Em relação ao papel de pai possuem expectativas positivas e desejam ser diferente de seus genitores quanto à afetividade e participação ativa na vida do filho, compartilhando o cuidado com a companheira, como trocar fraldas, alimentar, dar banho, entre outros. Conclui-se que é necessário e fundamental que os profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro, apoiem e incluam o adolescente, futuro pai, na assistência pré-natal prestada a sua companheira. Neste processo os enfermeiros devem implantar ações visando assistir/cuidar do adolescente, minimizando suas dúvidas, anseios e medos, contribuindo e apoiando-o para exercer seu novo papel com tranquilidade e segurança. Abstract: The aim of this essay is to understand what the fact of having conceived a baby and of assuming the role of being a father means to an adolescent who experiences the pregnancy of his partner. Six seventeen to nineteen-year-old teenagers whose partners were pregnant and who belonged to a poor neighborhood attended by a Unidade de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba participated in this work. Considering the object of study, the qualitative methods and the social research proposed by Minayo were used. Data was collected by semi-structured interviews and analyzed according to Bardin (1977). Six categories were identified in the analysis: the adolescent's former relationship with his partner; the relation between the responsibility and the irresponsibility in planning the pregnancy; the feelings experienced when the pregnancy was confirmed; the awareness of the existence of a baby; the obligation of becoming responsible; the perspective of having the role of a father and its subcategories. The data analysis resulted in the conclusion that the adolescent's experience of pregnancy, although having occurred without planning, becomes a positive one, full of emotions, fears and expectations. Having conceived a child made the teenagers feel more responsible and showed changes in their behavior and lifestyle. They expressed a deep concern about the future, especially about supporting their families. Considering their roles as fathers, they have positive expectations towards the fatherhood and expect to be different from their parents concerning affection and active participation in their children's lives, sharing with their partners the baby care, such as the chores of changing their diapers, feeding them, washing them and others. The data analysis resulted in the conclusion that it is necessary and essential that the health professionals, mainly the nurses, support and include the adolescent who will become a father in the pre-birth care that is given to his partner. In this process, the nurses must implement actions with the objective of assisting and taking care of the adolescent, minimizing his doubts, hopes and fears, contributing and supporting him in carrying out his new role with tranquility and security.
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