• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mudanças de paradigmas na prática do Taiko : estilos antigos e moderno do grupo Wakaba em Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - PAULO YUTAKA TOYOSHIMA GIRATA.pdf (19.58Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Girata, Paulo Yutaka Toyoshima
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação propõe analisar as semelhanças e diferenças nos paradigmas dos estilos antigo e moderno do Taiko. Para a realização da pesquisa, foram adotados alguns procedimentos metodológicos tais como o levantamento bibliográfico apoiado nos conceitos da Etnomusicologia dialógica (BLACKING, 1995); informações dos processos nos períodos históricos do Japão em que o Taiko se fez presente (WAWZYNIAK, 2004), bem como os contextos social e artístico em que ele foi inserido; conceitos de outras áreas das humanidades, como Antropologia, Sociologia, História, Música, Organologia, para se avaliar as características sociais do instrumento; materiais referentes ao cenário multiétnico e multicultural de Curitiba (KOHLER, 2014); conceitos de bimusicalidade (HOOD, 1960) e o impacto da pandemia sobre a atividade humana e artística dos praticantes e o público interessado em Taiko. Realizou-se também uma pesquisa etnográfica com o grupo Wakaba Taiko, durante o período de 2000 a 2020, com a finalidade de coletar dados referentes à prática do Taiko. Ao final da pesquisa, é contemplada uma reflexão a respeito da possível influência regional que o Taiko moderno possa ter sofrido.
     
    Abstract: This dissertation proposes to analyze the similarities and differences in the paradigms of the ancient and modern styles of Taiko. To carry out the research, some methodological procedures were adopted, such as the bibliographic survey supported by the concepts of dialogic Ethnomusicology (BLACKING, 1995); information in the historical periods of Japan in which Taiko was present (WAWZYNIAK, 2004), as well as the social and artistic contexts in which it was inserted; concepts from other areas of the humanities such as anthropology, sociology, history, music, organology, to assess the social characteristics of the instrument; materials referring to the multiethnic and multicultural setting of Curitiba (KOHLER, 2014); concepts of Bi-musicality (HOOD, 1960) and the impact of the Pandemic on the human and artistic activity of practitioners and the public interested in Taiko. An ethnographic research was also carried out with the Wakaba Taiko group, from 2000 to 2020, in order to collect data regarding the practice of Taiko. At the end of the research, a reflection on the possible regional influence that modern Taiko may have suffered is contemplated.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80795
    Collections
    • Dissertações [200]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV