Mudanças de paradigmas na prática do Taiko : estilos antigos e moderno do grupo Wakaba em Curitiba
Resumo
Resumo: Esta dissertação propõe analisar as semelhanças e diferenças nos paradigmas dos estilos antigo e moderno do Taiko. Para a realização da pesquisa, foram adotados alguns procedimentos metodológicos tais como o levantamento bibliográfico apoiado nos conceitos da Etnomusicologia dialógica (BLACKING, 1995); informações dos processos nos períodos históricos do Japão em que o Taiko se fez presente (WAWZYNIAK, 2004), bem como os contextos social e artístico em que ele foi inserido; conceitos de outras áreas das humanidades, como Antropologia, Sociologia, História, Música, Organologia, para se avaliar as características sociais do instrumento; materiais referentes ao cenário multiétnico e multicultural de Curitiba (KOHLER, 2014); conceitos de bimusicalidade (HOOD, 1960) e o impacto da pandemia sobre a atividade humana e artística dos praticantes e o público interessado em Taiko. Realizou-se também uma pesquisa etnográfica com o grupo Wakaba Taiko, durante o período de 2000 a 2020, com a finalidade de coletar dados referentes à prática do Taiko. Ao final da pesquisa, é contemplada uma reflexão a respeito da possível influência regional que o Taiko moderno possa ter sofrido. Abstract: This dissertation proposes to analyze the similarities and differences in the paradigms of the ancient and modern styles of Taiko. To carry out the research, some methodological procedures were adopted, such as the bibliographic survey supported by the concepts of dialogic Ethnomusicology (BLACKING, 1995); information in the historical periods of Japan in which Taiko was present (WAWZYNIAK, 2004), as well as the social and artistic contexts in which it was inserted; concepts from other areas of the humanities such as anthropology, sociology, history, music, organology, to assess the social characteristics of the instrument; materials referring to the multiethnic and multicultural setting of Curitiba (KOHLER, 2014); concepts of Bi-musicality (HOOD, 1960) and the impact of the Pandemic on the human and artistic activity of practitioners and the public interested in Taiko. An ethnographic research was also carried out with the Wakaba Taiko group, from 2000 to 2020, in order to collect data regarding the practice of Taiko. At the end of the research, a reflection on the possible regional influence that modern Taiko may have suffered is contemplated.
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