dc.contributor.advisor | Robert, Renato César Gonçalves, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.author | Mierzva, Leon Lucas, 1998- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Graduação em Engenharia Florestal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T16:00:07Z | |
dc.date.available | 2022-10-07T16:00:07Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79306 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Renato Cesar Gonçalves Robert | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Engenharia Florestal | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O carregamento é uma etapa essencial na logística florestal, pois é o elo entre a extração e o transporte principal. Entretanto, o tempo desprendido nessa atividade pode afetar a eficiência do transporte, sendo necessário um melhor planejamento e controle logístico. Desta forma, o uso de aplicativos em smartphones se tornou uma alternativa para melhorar a eficiência operacional das operações envolvidas. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o desempenho operacional do carregamento de toras de duas espécies florestais, colhidas com diferentes sortimentos, e em duas composições veiculares para transporte florestal, utilizando dois aplicativos para otimizar a mensuração das cargas de madeira. Para isso, o estudo foi conduzido em três localidades na região centro-sul do Paraná, sendo avaliados os povoamentos de Pinus taeda e Eucalyptus dunnii, em corte raso. Inicialmente, realizou-se um inventário florestal de pré-corte e a definição dos sortimentos solicitados pelos clientes. Para o carregamento foi utilizado um trator Valtra BM100 autocarregável acoplado a um implemento de carregador florestal de marca Implemater. Os veículos de transporte avaliados foram dois caminhões trucados e um biminhão. As cargas foram mensuradas em metros cúbicos (m³) ou estéreo (st), no campo, ou toneladas (t) mensurada na balança da unidade consumidora, variando conforme necessidade dos clientes. Para auxiliar nessa etapa, dois aplicativos para android foram desenvolvidos. Por meio de estudo de tempos, obteve-se o tempo total do carregamento de cada veículo, sendo avaliados 20 ciclos operacionais. Os tempos médios para o carregamento dos dois tipos de veículos foram comparados pelo teste t de Student (a = 0,05). Logo, verificou-se que houve diferenças estatisticamente significativas entre os tempos médios de carregamento do biminhão e dos caminhões truck, uma vez que a caixa de carga do biminhão é o dobro do caminhão truck. Os sortimentos tiveram pouca influência no tempo de carregamento, assim como o tipo de espécie também não teve diferenças significativas no tempo médio de carregamento, além disso, os aplicativos obtiveram resultados positivos em campo e reduziram o tempo para realização da determinação do volume das toras, em m³ e st, respectivamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Madeira - Exploração | pt_BR |
dc.subject | Madeira - Exploração - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Madeira - Transporte | pt_BR |
dc.subject | Madeira - Exploração - Produtividade do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Estudo do tempo | pt_BR |
dc.subject | Levantamento e carregamento | pt_BR |
dc.subject | Madeira - Medição | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.title | Uso de aplicativo para smartphone na determinação de produtividade do carregamento florestal de pequeno porte na região centro-sul do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |